O que aconteceria se todas as pessoas na Terra saltassem ao mesmo tempo?

O salto não seria forte o suficiente para alterar a velocidade de rotação da Terra, mas iria mover ligeiramente o nosso planeta.

E se todos os oito mil milhões de habitantes da Terra saltassem ao mesmo tempo? Dado nunca ter acontecido algo deste género, é difícil de saber o que aconteceria neste cenário, mas há cientistas com algumas hipóteses.

Numa experiência do Laboratório da Terra da BBC, o cientista e apresentador Greg Foot tentou ter uma ideia do que aconteceria pedindo a uma multidão de 50 mil pessoas para saltar ao mesmo tempo e medindo o terramoto resultante a 1,5 quilómetros de distância.

Os tremores de Terra mais fortes podem afetar a velocidade de rotação da Terra. O sismo de 2011 no Japão, por exemplo, acelerou ligeiramente a rotação do nosso planeta e tornou os dias cerca de 1,8 microsegundos mais curtos.

Será que o terramoto causado por um salto simultâneo de todos os humanos também afetaria a velocidade de rotação da Terra? Foi isto que Foot tentou perceber.

O cientista ainda conseguiu detetar o sismo causado pelas 50 mil pessoas a 1,5 quilómetros de distância, com o abalo a ficar-se pelos 0,6 de magnitude na escala de Richter. Foot usou depois a matemática para amplificar este efeito e tentar estimar o que aconteceria se toda a população mundial saltasse.

A resposta é dececionante: nada. “Os terramotos não afetam a rotação da Terra até chegaram pelo menos aos 8 de magnitude, e para isto seriam precisas sete milhões de vezes mais pessoas do que as que atualmente vivem no planeta”, explica.

“Por isso, a lenda urbana é completamente errada. Não conseguimos afetar o planeta se todos saltarmos ao mesmo tempo, nem conseguimos mudar quão rápida é a sua rotação. Não há verdade nenhuma nisso”, conclui.

Mesmo sem conseguirmos afetar a rotação, conseguiríamos mover o planeta?

O físico Rhett Allain tentou descobrir isto estimando vagamente o peso médio de humanos e crianças e a massa da Terra, assumindo que todos saltaram 0,3 metros e presumindo que todos estariam no mesmo lugar, para evitar que os nossos saltos se anulam-se mutuamente, relata o IFLScience.

Com base nos 7 mil milhões de pessoas vivas na época, Allain calculou que a Terra se moveria cerca de um centésimo do raio de um único átomo de hidrogénio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.