/

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

D. Minniti / VVV Survey / ESO

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o nascimento do Sol.

A formação do Sol e do Sistema Solar ainda gera muitas dúvidas na comunidade científica, mas um novo estudo, que tem por base dados recolhidos pela central de mapas de galáxias da Agência Espacial Europeia (ESA), sugere que a nossa estrela nasceu depois de uma colisão entre a Via Láctea e a Sagitário, uma galáxia anã, há 4,7 mil milhões de anos.

As duas galáxias colidiram três vezes: a primeira há cerca de cinco ou seis mil milhões de anos; a segunda há dois mil milhões de anos; e a última há cerca de mil milhões de anos. Depois de analisarem distâncias, luminosidade e cores de estrelas, numa região de 6.500 anos-luz ao redor do Sol, os cientistas compararam com modelos de evolução estelar já existentes.

O astrónomo Tomás Ruiz-Lara, principal autor do estudo, defende a ideia de que este “acidente galáctico” deu origem ao nascimento do nosso Sol.

“No início, estamos perante uma galáxia, a Via Láctea, relativamente silenciosa. Após um período inicial de violenta formação de estrelas, parcialmente desencadeada por uma fusão anterior, a Via Láctea alcançou um estado equilibrado no qual as estrelas se formavam de maneira constante. De repente, Sagitário atrapalha o equilíbrio e faz com que todo gás e poeira anteriormente parados dentro da galáxia maior se espalhem como ondas na água”, explicou o investigador.

Em algumas áreas da Via Láctea, estas ondulações terão provocado uma maior concentração de gás e poeira. Segundo explica o New Scientist, esta densidade de material terá desencadeado a formação de novas estrelas. Aliás, segundo a equipa, a idade do Sol é consistente com uma estrela formada aquando da primeira passagem de Sagitário.

Os dados sugerem que a galáxia anã pode ter passado pelo disco da Via Láctea nos últimos 100 milhões de anos: o novo estudo constatou uma recente explosão de formação estelar, que sugere uma possível nova onda de nascimento de estrelas.

As descobertas dos astrónomos, descritas num artigo científico recentemente publicado na Nature Astronomy, foram possíveis graças ao telescópio Gaia, lançado em 2013.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.