Acabou-se. Dança do ventre proibida nas igrejas dos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

O secretário regional da Educação e Cultura dos Açores garantiu esta quinta-feira aos deputados da região que não se repetirão nas igrejas que pertencem ao Governo açoriano espetáculos de dança do ventre ou semelhantes, como ocorreu em Angra do Heroísmo.

“Na Igreja de Nossa Senhora da Guia não se repetirá um espetáculo semelhante”, frisou, estendendo o compromisso a outros locais de culto na posse do executivo açoriano.

Avelino Meneses falava na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento dos Açores, no âmbito da discussão de um requerimento do PSD que pedia a verificação do cumprimento do protocolo assinado entre a região autónoma e a Diocese de Angra e da Concordata de 2004.

Na origem do pedido está um espetáculo de “dança oriental” que decorreu, a 30 de agosto, na referida igreja, propriedade do Governo Regional e gerida pelo Museu de Angra do Heroísmo, mas “detida pela Ordem Terceira de São Francisco”.

O bispo de Angra e o presidente do Governo Regional já disseram, entretanto, que faltou “bom senso” na organização do espetáculo.

Avelino Meneses reiterou que houve falta de “bom senso” no Museu de Angra do Heroísmo, mas disse não acreditar que se tivesse tratado de uma “provocação” e lembrou que apesar de existir um protocolo e uma concordata, que indicam que todos os eventos realizados na Igreja de Nossa Senhora da Guia carecem de autorização eclesiástica, nunca esse procedimento foi adotado, sem problemas até à data, porque reinou o bom senso.

Ainda assim, garantiu que a partir de agora o protocolo “vai ser cumprido como nunca aconteceu no passado”, mas considerou que seria um “retrocesso civilizacional” se a Igreja de Nossa Senhora da Guia ficasse reservada apenas às manifestações litúrgicas da Ordem Terceira de São Francisco.

O secretário regional frisou que já foram definidas as linhas dos programas socio-educativos dos museus, bibliotecas e arquivos da região, alegando que estas instituições não se podem converter em “meras fábricas de eventos”, sem respeito pela sua “missão institucional”.

O deputado do PSD António Ventura questionou ainda o governante sobre um alegado aluguer da Igreja de Nossa Senhora da Guia à Ordem Terceira de São Francisco, com pagamentos em dinheiro e sem recibo ao diretor do Museu de Angra do Heroísmo.

Avelino Meneses disse que a Direção Regional da Cultura decidiu abrir um inquérito, no dia 03 de outubro, para apurar as denúncias feitas na comunicação social.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças com cancro, diabetes ou obesidade entre as prioritárias para a vacinação

As crianças com idades entre os 12 e os 15 anos que tenham cancro ativo, diabetes, obesidade, insuficiência renal crónica estão entre as que devem ser vacinadas prioritariamente contra a covid-19, segundo a Direção-Geral da …

Descoberta nova partícula exótica de longa duração

Físicos do Grande Colisionador de Hadrões (LHC) anunciaram a descoberta de mais uma partícula, um novo membro da crescente família dos tetraquarks. O Grande Colisionador de Hadrões (LHC) apresentou uma nova descoberta na European Physical Society …

Hubble encontra a primeira evidência de vapor de água numa lua de Júpiter

Os astrónomos usaram conjuntos de dados de arquivo do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para revelar as primeiras evidências de vapor de água na atmosfera de Ganimedes, uma lua de Júpiter. A lua de Júpiter, Ganimedes, …

Twitter oferece 3.000 euros a quem ajudar a resolver o enviesamento racial do seu algoritmo

A rede social Twitter anunciou um novo concurso destinado a investigadores e hackers para identificar e resolver o enviesamento racial do algoritmo usado para cortar as imagens que são carregadas pelos utilizadores. Segundo anunciou no Twitter, …

EUA. Universidade na Florida perdoa milhões em propinas

A Florida A&M University, nos Estados Unidos (EUA), perdoou aos estudantes as dívidas relativas ao ano académico de 2020 a 2021, no valor total de 16 milhões de dólares (cerca de 13,5 milhões de euros). "Esta …

Startup cria saco para lavar roupa que evita envio de microplásticos para oceanos

A startup Skizo, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, criou um saco para lavagem de roupa que recolhe os microplásticos libertados pelas fibras e evita o envio dos …

Pegasus. Advogado que luta para libertar a princesa Latifa do Dubai também foi espiado

O ativista de direitos humanos David Haigh — envolvido na libertação da princesa Latifa — é a primeira vítima britânica de espionagem confirmada através do software israelita Pegasus. O advogado britânico e ativista de direitos humanos …

Autor de ataque com faca em Londres queria "matar a rainha"

O autor do ataque extremista com uma faca, em 2020, em Londres, que acabou por morto pela polícia, era conhecido quando esteve na prisão pelo seu radicalismo e por querer "matar a rainha", segundo um …

Crise alimentar leva Coreia do Norte a distribuir reservas militares de arroz

A Coreia do Norte está a destribuir reservas militares de arroz para enfrentar a atual crise alimentar, ao mesmo tempo que uma onda de calor e a seca atingem o país, revelou na terça-feira a …

Jogos Olímpicos: a terra tremeu durante o Brasil-México

Primeira meia-final do torneio masculino de futebol não teve direito a golos durante 120 minutos, mas teve direito a um sismo. Final será entre Brasil e Espanha. O Brasil estará novamente na final dos Jogos Olímpicos, …