Acabou-se. Dança do ventre proibida nas igrejas dos Açores

Frank Kovalchek / Flickr

-

O secretário regional da Educação e Cultura dos Açores garantiu esta quinta-feira aos deputados da região que não se repetirão nas igrejas que pertencem ao Governo açoriano espetáculos de dança do ventre ou semelhantes, como ocorreu em Angra do Heroísmo.

“Na Igreja de Nossa Senhora da Guia não se repetirá um espetáculo semelhante”, frisou, estendendo o compromisso a outros locais de culto na posse do executivo açoriano.

Avelino Meneses falava na Comissão de Assuntos Sociais do parlamento dos Açores, no âmbito da discussão de um requerimento do PSD que pedia a verificação do cumprimento do protocolo assinado entre a região autónoma e a Diocese de Angra e da Concordata de 2004.

Na origem do pedido está um espetáculo de “dança oriental” que decorreu, a 30 de agosto, na referida igreja, propriedade do Governo Regional e gerida pelo Museu de Angra do Heroísmo, mas “detida pela Ordem Terceira de São Francisco”.

O bispo de Angra e o presidente do Governo Regional já disseram, entretanto, que faltou “bom senso” na organização do espetáculo.

Avelino Meneses reiterou que houve falta de “bom senso” no Museu de Angra do Heroísmo, mas disse não acreditar que se tivesse tratado de uma “provocação” e lembrou que apesar de existir um protocolo e uma concordata, que indicam que todos os eventos realizados na Igreja de Nossa Senhora da Guia carecem de autorização eclesiástica, nunca esse procedimento foi adotado, sem problemas até à data, porque reinou o bom senso.

Ainda assim, garantiu que a partir de agora o protocolo “vai ser cumprido como nunca aconteceu no passado”, mas considerou que seria um “retrocesso civilizacional” se a Igreja de Nossa Senhora da Guia ficasse reservada apenas às manifestações litúrgicas da Ordem Terceira de São Francisco.

O secretário regional frisou que já foram definidas as linhas dos programas socio-educativos dos museus, bibliotecas e arquivos da região, alegando que estas instituições não se podem converter em “meras fábricas de eventos”, sem respeito pela sua “missão institucional”.

O deputado do PSD António Ventura questionou ainda o governante sobre um alegado aluguer da Igreja de Nossa Senhora da Guia à Ordem Terceira de São Francisco, com pagamentos em dinheiro e sem recibo ao diretor do Museu de Angra do Heroísmo.

Avelino Meneses disse que a Direção Regional da Cultura decidiu abrir um inquérito, no dia 03 de outubro, para apurar as denúncias feitas na comunicação social.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …