Abriu ao público num castelo da Turquia a masmorra subterrânea de Drácula

PD Castle Ambras Museum

Retrato de Vlad III, O Empalador, pintado no início do século XVI

Retrato de Vlad III, O Empalador, pintado no início do século XVI

Os primeiros 30 metros de um túnel escondido sob o castelo medieval de Tokat, no norte da Turquia, que os especialistas consideram ter sido a masmorra que prendeu Drácula, reabriu ao público, após três anos em obras de restauração.

O local está ligado ao famigerado Vlad III “O Empalador”, príncipe da Valáquia, mais conhecido em todo o mundo como Drácula, conta o jornal local Hurriyet Daily News.

Responsáveis das autoridades culturais e turísticas locais acreditam que o túnel secreto de 350 metros, descoberto em 2009 juntamente com uma cozinha, duas masmorras e um abrigo militar subterrâneos, terá sido o local de cativeiro do temível príncipe valáquio.

O túnel secreto ligava o castelo às termas de Pervane, no centro da cidade de Tokat.

Segundo o arqueólogo İbrahim Çetin, que fez parte da equipa responsável pelas escavações, Vlad III “O Empalador”,  terá sido mantido preso nestas masmorras entre 1462 e 1474.

Esta opinião é no entanto contestada por alguns arqueólogos, que defendem que Drácula terá estado preso na Roménia.

Vlad III, príncipe da Valáquia, ou Vlad Tepes, nasceu em 1431, na Transilvânia, região no centro da actual Roménia,e morreu em Bucareste em 1476.

Foi príncipe da Valáquia por três vezes, tendo governado a região em 1448, de 1456 a 1462 e em 1476.

Vlad é mais conhecido por sua política de independência em relação ao Império Otomano, cujo expansionismo foi travado na região pela sua resistência.

A alcunha de “O Empalador” é devida às punições excessivamente cruéis que impunha aos seus prisioneiros e pelas atrocidades contra os seus inimigos.

É lembrado em toda a região como um cavaleiro cristão que lutou contra o expansionismo islâmico na Europa, e é ainda hoje um herói popular na Roménia e na Moldávia.

Vlad foi a inspiração para “Conde Drácula”, romance de 1897 do escritor irlandês Bram Stoker que criou o mais famoso vampiro da literatura de ficção e do cinema.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vereador da Educação de Lisboa ameaça autarca com “um par de murros”

O vereador da Educação da Câmara de Lisboa afirmou, num comentário no Facebook, em resposta a uma publicação de um vogal da Junta de Freguesia do Areeiro, estar disponível para lhe dar "um par de …

Papa Francisco critica negacionistas da covid-19 e fala da morte de George Floyd

O papa Francisco, num livro esta segunda-feira publicado, criticou os opositores ao uso de máscaras ou outras restrições impostas para conter a pandemia de covid-19, sublinhando que nunca se manifestariam contra a morte do afro-americano …

Fenprof reconhece abertura da tutela do Ensino Superior para negociar apesar de divergências

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) reconheceu esta segunda-feira a abertura do Governo para negociar algumas questões do Ensino Superior, depois de uma reunião em que a tutela e a organização sindical nem sempre estiveram …

Bombeiros vão receber verba adicional de três milhões de euros

As associações humanitárias de bombeiros vão receber uma verba adicional de três milhões de euros em 2021 para fazer face aos constrangimentos financeiros devido à pandemia de covid-19, segundo uma proposta do PS hoje aprovado. Este …

Media Capital desafia ERC e elege Mário Ferreira como presidente

Os acionistas da Media Capital elegeram, esta terça-feira, o empresário Mário Ferreira presidente da dona da TVI. A assembleia-geral esteve inicialmente convocada para 28 de outubro, tendo sido suspensa, retomando hoje os trabalhos e com uma …

Estado de emergência. Maioria dos portugueses concorda com novas medidas de restrição

Uma sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã revela que a maioria dos portugueses concorda com o regresso ao estado de emergência e com as restrições impostas pelo Governo. De acordo com o Correio da …

Taarabt é o terceiro jogador do Benfica infetado com covid-19

O internacional marroquino também testou positivo à covid-19, dois dias antes de o Benfica, que já tinha previstas oito baixas no plantel, defrontar o Rangers para a Liga Europa.  Depois de Darwin Nuñez e Julian Weigl …

Oposição israelita pedirá dissolução do parlamento e novas eleições

O líder da oposição israelita, Yair Lapid, anunciou na segunda-feira que apresentará na próxima semana uma iniciativa para dissolver o Knesset (parlamento) e convocar eleições, num contexto de tensão na coligação governamental, noticiou a agência …

PSD de Castelo Branco pede demissão da deputada do PS Hortense Martins

O PSD de Castelo Branco pediu esta segunda-feira a demissão da deputada socialista Hortense Martins, alegando que não tem condições para representar o distrito, depois de condenada a pagar o arquivamento de um processo onde …

Bruxelas anuncia sexto contrato para vacinas, desta vez com a Moderna

A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta terça-feira, um novo contrato para assegurar vacinas contra a covid-19, desta feita com a norte-americana Moderna, que fornecerá até 160 milhões de doses. "Estou feliz por anunciar que aprovámos …