“Abril, águas mil” (e assim será), mas não vai precisar de agasalho

an untrained eye / Flickr

O velho ditado vai fazer jus ao nome já a partir desta terça-feira: Portugal vai contar com chuva e vento forte (e não, não é mentira). Sexta-feira será o pior dia, mas o frio vai ficar longe a semana toda.

A semana começa com um aumento da nebulosidade e aguaceiros moderados a fortes a sul do rio Mondego. Já na quarta-feira, 2 de abril, a chuva vai estender-se a a todo Portugal continental.

Quinta-feira trará aguaceiros fracos durante o dia, mas uma nova frente, potencialmente a mais intensa da semana, atingirá o país ao final da tarde, prolongando os efeitos da tempestade para sexta-feira, 4 de abril, que deverá ser o dia mais crítico, com muita chuva à medida que a depressão se movimenta de sul para norte entre as últimas horas de quinta e o dia de sexta-feira, explica o geógrafo e editor-chefe da Meteored Alfredo Graça.

A chuva cairá com mais intensidade nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Faro, onde se prevê que os acumulados de chuva possam atingir os 50 a 60 mm.

O vento também vai soprar com força, especialmente nas regiões a norte da serra de Montejunto-Estrela, com rajadas entre 50 a 70 km/h.

Caso se forme uma tempestade, já tem um nome pré-destinado: Nuria.

Na Madeira, o dia mais crítico será quinta-feira, com precipitação intensa e rajadas de vento que poderão ultrapassar os 100 km/h nas zonas montanhosas e extremidade ocidental da ilha.

Já nos Açores, os efeitos mais severos deverão sentir-se entre terça e quinta-feira, com rajadas até 100 km/h previstas para os grupos Central e Oriental.

O mar vai estar agitado, especialmente na costa ocidental, a sul do Cabo da Roca, mas nada que se compare aos temporais de março.

Por outro lado, não se antecipa uma semana fria. As temperaturas oscilarão ao longo dos dias, com uma descida marcada na terça-feira, mas poderão voltar a ultrapassar os 20 ºC em algumas regiões no final da semana.

Para o próximo fim de semana, de 5 e 6 de abril, ainda não se sabe ao certo como vai estar o tempo, mas poderá manter-se o padrão de aguaceiros intercalados com períodos de céu nublado e abertas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.