Vídeos mostram como se comporta uma abelha no interior de uma colmeia

Uma equipa de cientistas captou fotografias e vídeos exclusivos de abelhas no interior de uma colmeia, que revelam comportamentos familiares e também desconhecidos.

É o comportamento coletivo dos indivíduos da colmeia que determina o sucesso de uma colónia. Comportamentos como construir ninhos, procurar comida, armazenar e amadurecer alimentos, alimentar a ninhada, regular a temperatura, a higiene ou defender a colmeia são determinantes.

No entanto, conforme destaca o EurekAlert, a grande maioria destas atividades acontece dentro da própria estrutura da colmeia, pelo que não é fácil observar.

Neste recente estudo, Paul Siefert, da Goethe-Universität, na Alemanha, conseguiu gravar favos de mel e até células individuais do interior de colmeias de observação, proporcionando novas perceções sobre o comportamento das abelhas a nível individual.

A equipa da universidade alemã gravou continuamente o comportamento de abelhas Apis mellifera dentro de segmentos. Para isso, os cientistas cortaram as colmeias e colocaram-nas contra painéis de vidro, o que permitiu obter perspetivas laterais do interior.



As gravações mostram uma série de comportamentos, desde a operária à rainha: a incubação embrionária e casulo larval; a inspeção de abelhas operárias e alimentação de larvas; armazenamento de pólen e néctar nas células; práticas higiénicas, como canibalismo e limpeza de superfícies; e a postura da rainha.

Siefert e a equipa capturaram também vários processos anteriormente não documentados, como alimentação boca a boca de abelhas a larvas, assim como a termorregulação das abelhas “enfermeiras” no interior das células que continham a ninhada em desenvolvimento.

A investigação permitiu ainda descobrir que certos pesticidas – como os neonicotinóides – mudavam o comportamento das abelhas “enfermeiras”, que alimentavam as larvas com menos frequência.

Estes vídeos são exemplos específicos do comportamento destes animais e serão muito úteis para cientistas e apicultores. Os autores do estudo, publicado recentemente na PLOS One, esperam aumentar a consciencialização sobre os declínios críticos nas populações de polinizadores e abelhas e que o seu trabalho seja usado para fins educacionais.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …