Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

(dr) James Dorey

A abelha Pharohylaeus lactiferus

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos.

De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da Austrália que não era vista desde 1923. A descoberta foi feita por James Dorey, entomologista e estudante de doutoramento na Universidade Flinders.

O investigador, que também é fotógrafo, propôs-se a fotografar pelo menos um membro de cada género de abelha australiana (pensa-se que são 63). Por isso, se ia incluir o Pharohylaeus neste compromisso, “teria de encontrar a lactiferus“, contou ao mesmo site.

Foi durante a sua jornada pelas florestas tropicais de Queensland e de Nova Gales do Sul que encontrou a espécie que já se pensava extinta. A descoberta foi documentada no estudo publicado a 25 de fevereiro na revista científica Journal of Hymenoptera Research.

“Isto é preocupante porque é a única espécie australiana do género Pharohylaeus [a única outra espécie vive na Nova Guiné] e não se sabia quase nada sobre a sua biologia”, disse Dorey, citado pelo jornal britânico The Independent.

O entomologista alertou que a chave para salvar esta abelha nativa é preservar o seu habitat, que tem sido colocado sob grande pressão devido a fatores como o aquecimento global e os incêndios florestais.

O estudo também alerta que esta espécie é ainda mais vulnerável, pois parece preferir flores muito específicas, para além de só ter sido encontrada perto de florestas tropicais ou subtropicais.

“Três populações da P. lactiferus foram encontradas através de uma pequena amostragem que visita as suas espécies de plantas favoritas ao longo de grande parte da costa leste australiana, o que sugere isolamento populacional”, acrescentou.

“Se queremos compreender e proteger estas maravilhosas espécies australianas, temos mesmo de aumentar os nossos esforços de monitorização e conservação”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …

O Budismo é a religião da paz. E não foi por acaso que conseguiu esta reputação

No ocidente, muitas pessoas associam o budismo à paz. No entanto, os budistas têm vindo a envolver-se em conflitos violentos desde o surgimento da religião. Num artigo assinado no The Conversation, Nick Swann, professor de Estudos …

Nikolai Glushkov. Exilado crítico de Putin morto em 2018 em Londres foi estrangulado

O exilado russo e crítico de Putin, Nikolai Glushkov, que foi encontrado morto e, 2018 na sua própria casa em Londres, no Reino Unido, foi estrangulado. O empresário Nikolai Glushkov, que criticava o presidente russo Vladimir …

Ivo Rosa levanta arresto a casa da rua Braamcamp e apartamento de Paris (e já há uma petição para o afastar)

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão …

O novo castelo da Disney em Hong Kong é uma celebração da diversidade

O novo castelo da Disney, no parque temático de Hong Kong, quer celebrar a diversidade, homenageando não apenas uma das suas princesas, mas várias. Walt Disney morreu há 55 anos e, desde então, muita coisa mudou. …

Vacinas (ainda) não são o princípio do fim. Sociólogo prevê que demorará anos a limpar “destroços” da covid-19

O médico e sociólogo norte-americano Nicholas Christakis defende, em entrevista à agência Lusa, que as vacinas não são ainda o princípio do fim da pandemia, considerando que demorará anos a limpar “os destroços” da covid-19. “Somos …

Jornalista grego especializado em crime assassinado a tiro. Primeiro-ministro pede rapidez na investigação

Um jornalista grego especializado em assuntos criminais foi esta sexta-feira morto por desconhecidos em frente da sua casa em Alimos, nos subúrbios de Atenas, anunciou fonte policial. Giorgos Karaïvaz, jornalista da televisão privada grega Star, foi …

Após 5 meses, alguns Boeing 737 MAX terão de voltar a ficar em terra. Há um "possível problema elétrico"

Cinco meses após voltar a voar após dois acidentes fatais, a Boeing voltou a pedir aos seus clientes que imobilizassem algumas das suas aeronaves para corrigir um "possível problema elétrico". De acordo com a AFP, esta …

25 de Abril marca revolução na linha do Minho. CP vai pôr a circular comboios eléctricos

Os comboios eléctricos vão começar a circular na linha do Minho, nos serviços inter-regional e regional, no próximo dia 25 de Abril. Além disso, o comboio Intercidades também vai chegar a Valença. Estas novidades constituem uma …

Em homenagem ao príncipe Filipe, salvas de canhão ouviram-se em todo o Reino Unido (e Buckingham encheu-se de flores)

Salvas de tiros de canhão foram disparadas este sábado ao meio-dia em todo o Reino Unido em homenagem ao príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II, que morreu na sexta-feira aos 99 anos. A partir da …