Abdeslam tem “a inteligência de um cinzeiro vazio”, acusa ex-advogado

(cv) RTBF

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era "o homem mais procurado da Europa"

Salah Abdeslam, autor do atentado ao Bataclan em Paris, era “o homem mais procurado da Europa”

Antigo advogado daquele que chegou a ser o inimigo número um da Europa traçou um retrato pouco simpático do terrorista, considerando-o “um pequeno imbecil de Molenbeek”.

Em entrevista ao jornal francês Liberation, Sven Mary, o ex-advogado do terrorista envolvido nos ataques de Paris, considerou que este tem “a inteligência de um cinzeiro vazio”.

É um pequeno imbecil de Molenbeek que vem da pequena criminalidade, mais seguidor do que líder. Tem a inteligência de um cinzeiro vazio e tem uma abissal vacuidade. É o exemplo perfeito da geração GTA [Grand Theft Auto] que acredita viver num videojogo”, afirmou o advogado belga, citado pela agência Lusa.

Nas duras críticas que fez a Salah Abdeslam, o advogado aproveitou ainda para desmistificar a ligação que o terrorista tem com a religião que tanto defende.

“Perguntei-lhe se leu o Corão, que eu li, e ele respondeu-me que leu a interpretação do mesmo na Internet. Para espíritos simples, é perfeita, a net, é o máximo que conseguem entender” condenou.

O terrorista, que chegou a ser considerado o homem mais procurado da Europa, foi esta quarta-feira extraditado para França, onde já se encontra na prisão de Fleury-Mérogis, a maior do continente, em isolamento.

Sven Mary admitiu que, inicialmente, aceitou defender Abdeslam “sem hesitação” mas que agora, graças à extradição, fica aliviado por deixar de o fazer.

“Toda a gente precisa de uma defesa. Mas a dado momento, pensei parar. Se soubesse que ia haver atentados em Bruxelas, não teria começado a tratar este processo,” confessa.

Segundo a agência Lusa, o advogado está habituado a defender personalidades polémicas mas este caso trouxe-lhe vários problemas, não só a ele como também aos seu familiares.

“Fui agredido várias vezes, ora verbalmente, ora fisicamente. (…) A polícia teve de escoltar várias vezes as minhas filhas para a escola”, revelou.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Claro que estes não passam (e nunca passarão) de uns tristes coitados…
    A minha curiosidade, é saber quem anda
    a meter lá o dinheiro para os subsidiar…
    E dinheiro esse, que na prática é o que nos andam a roubar e a fazerem-nos
    crer, que ainda precisamos de trabalhar mais para o ganhar!!!

  2. Grande Rabbit! Deixa ver se acerto. Também leste essa teoria de que roubam dinheiro para financiar terroristas na Internet! Continua lá a trabalhar que só te faz bem.

RESPONDER

O tesouro dos Templários pode estar escondido debaixo de uma casa em Inglaterra

Um historiador inglês alega que um edifício histórico em Burton, em Inglaterra, é onde está escondido o lendário tesouro dos Templários. Existem várias lendas sobre um tesouro que alguns templários conseguiram esconder do rei francês Filipe …

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro

O núcleo interno da Terra está a crescer mais de um lado do que do outro. No entanto, isto não quer dizer que o nosso planeta esteja a ficar inclinado. Mais de 5.000 quilómetros abaixo de …

Incêndios devastam sul da Europa e obrigam a retirar moradores e turistas

Dezenas de aldeias e hotéis foram este domingo evacuados nas zonas turísticas do sul da Turquia devido a incêndios que começaram há cinco dias e já mataram oito pessoas no país, devastando também regiões da …

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …