Abbas pede à ONU para colocar Palestina sob “proteção internacional”

Benedikt von Loebell / World Economic Forum / Flickr

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, pediu à ONU para colocar o Estado da Palestina sob a “proteção internacional” das Nações Unidas face à deterioração da situação na faixa de Gaza, anunciou hoje a OLP.

Abbas entregou uma carta ao coordenador da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, Robert Serry, dirigida ao secretário-geral Ban Ki-moon, para “colocar oficialmente o Estado da Palestina sob o regime de proteção internacional da ONU”, precisou a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

O presidente da Autoridade Palestiniana solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito, segundo um comunicado.

“A direção palestiniana está determinada a tomar medidas concretas para enfrentar a horrível situação em Gaza“, sublinha Hanan Ashrawi, membro do comité executivo da OLP, citada no texto.

Responsabilidades da “potência ocupante”

Abbas já pediu à Suíça, depositária da IV Convenção de Genebra sobre a proteção dos civis em tempo de guerra, para reunir as partes signatárias da convenção de 1949 para pedir a sanção de Israel enquanto “potência ocupante” e, assim, responsável pela segurança dos civis.

O acesso da Palestina à categoria de Estado não membro na ONU já permitiu aos palestinianos assinarem várias convenções internacionais, entre as quais as Convenções de Genebra.

Entre as obrigações da potência ocupante, especificadas no artigo 49 daquela Convenção, estão a proibição de transferências forçadas e de deportações em massa ou individuais, a da destruição de bens mobiliários ou imobiliários, exceto se esta for “absolutamente necessária devido a operações militares” e a da modificação do estatuto dos funcionários ou dos magistrados.

Os palestinianos pretendem ainda que a questão seja analisada pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Liga Árabe, que devem reunir-se na segunda-feira no Cairo.

A direção palestiniana quer ainda pedir uma reunião de urgência do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a degradação das condições em Gaza e as violações por Israel do direito internacional e da legislação humanitária internacional.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Em minha opinião, Israel perdeu toda a legitimidade de se queixar do Holocausto, dado que que se comportam tal qual os Nazis, e isto com a cobertura dos paises defensores da democracia.
    Não há pachorra para tanto cinismo

  2. É sempre a mesma coisa. Quando lançam misseis sobre Israel ninguém diz nada mas quando vêem o cu apertado ai Jesus que não pode ser.

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …