//

Mínimo histórico. Abandono escolar nunca foi tão baixo

USP Imagens

Em 2018, Portugal reduziu para 11,8% a taxa de abandono precoce da educação e formação, um valor nunca antes alcançado.

A taxa de abandono precoce da educação e formação foi reduzida para um mínimo histórico em 2018. Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), colocando o abandono escolar nos 11,8%. Em 2017, Portugal apresentava uma taxa de 12,6%.

A taxa de abandono precoce da educação e formação mede a proporção da população dos 18 aos 24 anos que completou um nível de escolaridade correspondente, no máximo, ao 3.º ciclo do ensino básico e que não recebeu nenhum tipo de educação na semana de referência ou nas três semanas anteriores.

Em comunicado, o Ministério da Educação congratula-se com estes resultados, “uma vez que o abandono escolar constitui uma das grandes vulnerabilidades do sistema educativo português, com impactos profundos também ao nível do crescimento económico e da igualdade de oportunidades”.

A redução deste indicador foi definida, segundo o Governo, “como um dos principais objetivos da atual legislatura”. Além disso, o Executivo adianta que “estes resultados devem-se, em primeira instância, a todos os que trabalham diariamente nas escolas, comprometidos com o desígnio de construção de uma escola inclusiva, que garante acesso à educação e ao sucesso educativo”.

Ainda assim, destaca o Público, a descida desta taxa não é suficiente para atingir os objetivos traçados no âmbito da Europa 2020. O plano estabeleceu objectivos comuns para a União Europeia (UE) entre 2010 e 2020, “definindo as suas linhas estratégicas com base num crescimento inteligente, sustentável e inclusivo, que melhore a competitividade e produtividade e permita uma economia de mercado social e sustentável”.

O objetivo era melhorar a performance dos países da UE nestas áreas e promover um crescimento “inteligente, sustentável e inclusivo” em dez anos, adianta a Comissão Europeia.

Assim, a meta portuguesa era reduzir para 10% a taxa de abandono escolar precoce até 2020. Descida agora para 11,8%, coloca o país mais próximo de a alcançar. De acordo com as metas europeias, Portugal deve mesmo atingir os 10% até 2020.

Em comunicado, o Governo afirma que enquanto existirem jovens que abandonam a escolaridade obrigatória “o trabalho não está concluído“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.