Abanca pagou menos de 250 milhões pelo EuroBic

O Abanca ofereceu menos de 250 milhões de euros por 95% do EuroBic, segundo avança o Jornal Económico, o que significa que o banco espanhol avaliou o EuroBic ligeiramente abaixo do múltiplo a que transaciona a banca portuguesa.

O múltiplo a que transaciona a banca portuguesa é 0,45 vezes o price-to-book value. Assim, 45% da situação líquida do banco liderado por Fernando Teixeira dos Santos, que ronda os 600 milhões de euros, poria o preço por uma participação de 95% em 256 milhões (270 milhões por 100%).

De acordo com o Jornal Económico, que ouviu uma fonte próxima do processo o baixo preço oferecido reflete os danos reputacionais que o EuroBic tem sofrido com o caso Luanda Leaks, dado que a empresária angolana Isabel dos Santos tem 42,5% do banco.

O valor entra no intervalo noticiado este mês, em que se estimava que valor oferecido pelo banco espanhol Abanca por 95% do Eurobic oscilaria entre 230 e 260 milhões de euros. O valor da transação está ainda sujeito a alterações após a due diligence que está a cargo da EY Espanha e que já se iniciou.

O banco espanhol liderado por Juan Carlos Escotet e Francisco Botas comunicou, em meados de fevereiro, que essa auditoria ao EuroBic deverá demorar no máximo 40 dias. O Abanca espera ter a autorização final para a compra do EuroBic, no prazo máximo de três meses após a due-diligence.

Segundo o Jornal Económico, fontes revelam que o Abanca conta ter a auditoria concluída entre o final de março e o início de abril, de forma a fechar o negócio até ao fim do primeiro semestre. No entanto, outras fontes estimam que a venda do EuroBic fique concluída até ao fim de agosto.

Outra fonte revelou que a venda do EuroBic tem sido acompanhada, desde princípio, pelo Banco de Portugal, por imposição do Banco Central Europeu.

O Abanca em Portugal vai usar a licença bancária do EuroBic para passar a banco de direito português. Atualmente, o Abanca Corporación Bancária está presente em Portugal através de uma sucursal do banco com sede na Corunha, em Espanha.

O Abanca fechou o acordo para a compra de 95% das ações do banco EuroBic, após a empresária angolana Isabel dos Santos ter colocado a sua posição no banco à venda, na sequência do caso Luanda Leaks.

O banco espanhol já tinha admitido o interesse na entidade liderada pelo ex-ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos. Os espanhóis queriam controlar pelo menos 75% do capital. Agora, com o anúncio da compra de 95% do capital do banco, confirma-se que os outros acionistas da instituição, em especial Fernando Teles, parceiro de Isabel dos Santos que controlava 37,5%, também terão vendido as suas posições.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …