“A vida tem de continuar”. A mensagem de Natal da rainha Isabel II

A rainha Isabel II fez o seu habitual discurso de Natal, transmitido pela BBC, com o objetivo de inspirar nos britânicos esperança “nas noites mais sombrias” provocadas pela pandemia de covid-19.

Num Natal atípico, em que a rainha Isabel II, de 94 anos, passou as festividades apenas com o marido, o príncipe Filipe, de 99 anos, no Castelo de Windsor, a monarca deixou no seu habitual discurso anual uma mensagem de esperança.

“É claro que, para muitos, esta época do ano será tingida de tristeza: alguns a lamentar a perda dos seus entes queridos, e outros a sentir a falta de amigos e familiares distanciados por segurança, quando tudo o que realmente desejam no Natal é um simples abraço ou um aperto de mão”, disse a rainha, citada pela ABC.

A Rainha elogiou o “espírito indomável” daqueles que se levantaram “magnificamente” para enfrentar os desafios da pandemia.

“Continuamos a ser inspirados pela gentileza de estranhos e procuramos consolo de que – mesmo nas noites mais escuras – há esperança no novo amanhecer”, disse.

Outros membros da família real enviaram os seus cumprimentos de Natal à nação pelo Twitter.

“Desejar um feliz Natal não parece certo este ano, por isso, em vez disso, desejamos um 2021 melhor”, escreveram o príncipe William e Kate Middleton, o duque e a duquesa de Cambridge.

O príncipe Charles e Camilla, a duquesa da Cornualha, enviaram votos de “um ano novo melhor”.

https://twitter.com/ClarenceHouse/status/1342394677652303873

Normalmente, todos os Windsors se reúnem na casa da Rainha na propriedade Sandringham, no leste da Inglaterra. No entanto, a Grã-Bretanha está a lutar para conter a disseminação de uma nova variante do vírus, com o número de novas infecções a atingir recordes esta semana.

Grande parte do país foi colocada sob fortes restrições e, em Londres e arredores, as famílias não tiveram permissão para se reunirem no Natal.

O Reino Unido tem um número oficial de mortes por covid-19 de pouco mais de 70 mil, o segundo maior número da Europa, atrás apenas da Itália.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …