A US Navy já tem navios com armas laser (e testaram-nas com sucesso)

A arma a laser de alta energia testada pelo navio de transporte anfíbio USS Portland pode ajudar a Marinha americana a combater os barcos na região.

Os Estados Unidos testaram a arma no Golfo de Aden, de acordo com o comunicado da Marinha dos Estados Unidos.

O alvo destruído era um objeto flutuante que o navio de transporte tinha descarregado na superfície no mar para fazer a demonstração.

O USS Portland faz parte do Essex Amphibious Ready Group, da 5ª Frota da Marinha dos EUA, que, entre outros, inclui navios anfíbios, o navio de desembarque USS Pearl Harbor, e a 11ª Unidade Expedicionária dos Marines norte-americanos, acrescenta o comunicado.

O Gabinete de Investigação Naval selecionou o USS Portland, em 2018, para testar a nova tecnologia de armas a laser.

As embarcações americanas do Golfo de Aden e a região do oceano que separa a  África Oriental da Península Arábica estão frequentemente sob ameaça de navios operados por forças rebeldes no Iémen.

Muitas vezes carregados de explosivos, estes barcos aproximam-se dos alvos pretendidos, para os fazer explodir.

A geografia, o clima e a importância estratégica foram os fatores que levaram a Marinha dos Estados Unidos a escolher a região para testar esta inovação tecnológica.

Donald Holbert / U.S. Naval Force Central Command

A LWSD a acertar no alvo

A arma testada foi um Laser de Estado Sólido (LWSD), que a Marinha apresenta como a nova geração do Sistema de Armas a laser (LaWS). O sistema foi testado pela primeira vez no USS Ponce, navio de transporte anfíbio de classe semelhante ao USS Portland, durante operações navais no Médio Oriente.

No entanto, esta não é a primeira vez que a US Navy conduz uma experiência com LWSD. Em maio de 2020, estas armas foram testadas contra um drone que sobrevoava o oceano Pacífico, tendo destruído o alvo não tripulado com sucesso.

Segundo o Business Insider, a Marinha norte-americana está também a testar nestas operações navais o novo sistema ótico de vigilância a laser HELIOS nos contra-torpedeiros classe Arleigh Burke do Essex Amphibious Ready Group.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.