A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney.

A turbina O2, que pesa 680 toneladas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de julho, no arquipélago escocês de Orkney. A notícia marca um grande passo para o setor de energia marinha do Reino Unido.

A Orbital Marine Power explicou, em comunicado citado pelo Interesting Engineering, que a turbina de 2 megawatts foi ancorada num corpo de água chamado Fall of Warness, com um cabo submarino a ligá-la a uma rede elétrica local em terra, no Centro Europeu de Energia Marinha em Orkney.

Na região onde se encontra, a cerca de 35 metros de profundidade, a velocidade das marés pode atingir os três metros por segundo (3m/s), permitindo gerar e distribuir energia suficiente para alimentar 2.000 casas por ano.

Esta tecnologia faz com que não haja qualquer desperdício de energia. As duas hélices que bombeiam a água rodam para ambos os lados e acompanham sempre o movimento das marés – isto significa que nunca estão totalmente paradas.

Além disso, a força das marés é previsível, ao contrário do que acontece com outras energias renováveis. A previsibilidade traduz-se em desperdícios de energia ainda menores.

A Orbital Marine Power espera que a força das marés possa vir a desempenhar um papel no futuro da descarbonização do Reino Unido. A turbina vai funcionar durante os próximos 15 anos.

“O nosso objetivo é que este projeto seja o gatilho para o aproveitamento dos recursos das marés em todo o mundo”, disse o CEO da Orbital Marine Power, Andrew Scott. Além do papel no combate às mudanças climáticas, o responsável espera “criar um novo setor industrial de baixo carbono”.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Constitucional contra saída "desprestigiante" de Lisboa. PS critica eleitoralismo da proposta do PSD

O Tribunal Constitucional caracterizou como "desprestigiante" a saída de Lisboa para Coimbra proposta pelo PSD, o que motivou críticas. A decisão final só vai ser conhecida depois das autárquicas. Em causa está o projecto de lei …

Hospital de Nova Iorque deixa de realizar partos face à demissão do pessoal médico que recusa vacinar-se

Antes de sair de cena Andrew Cuomo emitiu um mandato que visava estabelecer a vacinação obrigatória entre profissionais de saúde do estado de Nova Iorque. Um pequeno hospital do condado de Lewis, no estado de Nova …

"Foi um grande erro". Morte de 1400 golfinhos num dia nas Ilhas Faroé criticada até por adeptos da caça

Quase 1500 golfinhos foram mortos no domingo na caça tradicional das Ilhas Faroé, o que motivou críticas até entre os defensores do ritual. Activistas que defendem o fim da caça afirmam que este foi o …

Teorias da 'Síndrome de Havana' "violam as leis da física", dizem cientistas cubanos

Cuba divulgou um relatório, o mais detalhado até à data, no qual cientistas locais criticam as alegações de que diplomatas norte-americanos e canadianos foram submetidos a ataques misteriosos quando estavam destacados no país. O relatório, desenvolvido …

Bill Gates diz que não estamos prontos para a próxima pandemia

Um novo relatório da Fundação Bill e Melinda Gates referiu que as nações não estão a fazer o suficiente para se prepararem para a próxima pandemia, desafiando os países a investir a longo prazo em …

Grécia investiga acidente que vitimou testemunha no julgamento de Netanyahu

As autoridades gregas abriram na terça-feira uma investigação sobre a queda de um avião privado israelita na qual morreu uma testemunha de acusação no julgamento de corrupção do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. O ex-oficial do Ministério das …

Gouveia e Melo: "Nós já ganhámos a este vírus"

O responsável pela 'task-force' que coordena o programa de vacinas contra a covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assumiu esta quarta-feira que Portugal "já ganhou a este vírus". "Nós já ganhámos a este vírus, pelo menos, …

Mais 1247 casos e 10 mortos por covid-19. Incidência e R(t) descem

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 1247 casos de covid-19 e 10 óbitos. O número de doentes internados também baixou e o R(t) continua a recuar, estando perto do verde na matriz de risco. De …

PSG na Liga dos Campeões: que plantel tinha em 2012?

Messi, Neymar e Mbappé são três das "estrelas" do clube francês, que vai iniciar a sua 10.ª participação consecutiva no torneio. Na primeira, o elenco era bem diferente. Não serão todos os olhos postos, mas quase: …

Número de médicos mais do que triplicou desde o nascimento do SNS, afirma Ordem

O número de médicos inscritos na Ordem (OM) mais do que triplicou nos 42 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), num período em que a sociedade sofreu "mudanças importantes", evocou hoje a OM. Em comunicado …