/

A turbina de marés mais potente do mundo já está a funcionar

1

A mais poderosa turbina de marés do mundo está em funcionamento desde a passada quarta-feira no arquipélago escocês de Orkney.

A turbina O2, que pesa 680 toneladas, começou a funcionar na passada quarta-feira, 28 de julho, no arquipélago escocês de Orkney. A notícia marca um grande passo para o setor de energia marinha do Reino Unido.

A Orbital Marine Power explicou, em comunicado citado pelo Interesting Engineering, que a turbina de 2 megawatts foi ancorada num corpo de água chamado Fall of Warness, com um cabo submarino a ligá-la a uma rede elétrica local em terra, no Centro Europeu de Energia Marinha em Orkney.

Na região onde se encontra, a cerca de 35 metros de profundidade, a velocidade das marés pode atingir os três metros por segundo (3m/s), permitindo gerar e distribuir energia suficiente para alimentar 2.000 casas por ano.

Esta tecnologia faz com que não haja qualquer desperdício de energia. As duas hélices que bombeiam a água rodam para ambos os lados e acompanham sempre o movimento das marés – isto significa que nunca estão totalmente paradas.

Além disso, a força das marés é previsível, ao contrário do que acontece com outras energias renováveis. A previsibilidade traduz-se em desperdícios de energia ainda menores.

A Orbital Marine Power espera que a força das marés possa vir a desempenhar um papel no futuro da descarbonização do Reino Unido. A turbina vai funcionar durante os próximos 15 anos.

“O nosso objetivo é que este projeto seja o gatilho para o aproveitamento dos recursos das marés em todo o mundo”, disse o CEO da Orbital Marine Power, Andrew Scott. Além do papel no combate às mudanças climáticas, o responsável espera “criar um novo setor industrial de baixo carbono”.

Liliana Malainho, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.