Tesla

A construtora norte-americana de veículos elétricos realizou no domingo as primeiras viagens do seu Robotaxi, na cidade de Austin, no Texas — um lançamento cauteloso e modesto, que acontece mais de uma década depois de o CEO Elon Musk ter apresentado a ideia pela primeira vez.
Os Robotaxis da Tesla, adaptados de veículos Model Y, fizeram finalmente as suas primeiras viagens nas ruas de uma cidade, num teste que decorreu no domingo em Austin, no Texas.
O teste, limitado em âmbito e envolto em secretismo, é um passo crucial para a empresa, que ainda luta com as consequências da incursão do seu fundador na política, diz o The Washington Post.
A empresa convidou para realizar o teste um grupo de investidores e influencers, alguns dos quais publicaram nas redes sociais vídeos a relatar a sua experiência de andar nestes veículos sem condutor — que tinham, no entanto, um observador humano no lugar do passageiro.
Os primeiros utilizadores do Robotaxi pareceram globalmente satisfeitos com a experiência. “Ninguém está no lugar do condutor e o monitor de segurança no lugar do passageiro não tem volante nem pedais“, disse o conhecido fã e investidor da Tesla Sawyer Merritt, após a sua primeira viagem. “Foi fantástico.”
Antes do início dos testes, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a empresa estava a ser “super paranoica sobre a segurança“. O percurso dos veículos foi limitado a certas áreas da cidade, e incluíam um monitor de segurança.
“O culminar de uma década de trabalho árduo“, escreveu Musk no X.
O lançamento experimental é um passo fundamental em direção a uma ambição de longa data de Musk: ter veículos totalmente autónomos da Tesla a transportar passageiros em viagens pagas, por todo o país, sem ninguém ao volante.
Os investidores têm estado particularmente ansiosos pela apresentação destes veículos totalmente autónomos, que Musk aposta como o futuro da empresa, salientando que “o valor da Tesla, esmagadoramente, é a autonomia“.
A Tesla escolheu Austin como local de lançamento do Robotaxi porque o Texas tem um ambiente regulador comparativamente relaxado para veículos autónomos.
Na quinta-feira, um grupo de legisladores estaduais democratas apelou à Tesla que atrasasse o seu lançamento até depois de 1 de setembro, altura em que novos requisitos de segurança para veículos autónomos entram em vigor.
A nova lei atualizada, que atualiza a legislação estadual de 2017, exige que os operadores comerciais de veículos autónomos que transportam passageiros ou mercadorias obtenham autorização prévia do Departamento de Veículos Motorizados, entre outras medidas.
Embora seja há muito líder no mercado de veículos elétricos dos EUA, a Tesla está a tentar recuperar o atraso no reino dos veículos autónomos. Os Waymo da Google são já uma presença regular nas ruas de São Francisco e foram também já lançados comercialmente em Austin, Phoenix e Los Angeles.
Os primeiros taxis sem condutor estão também a chegar à Europa. — mas pelas mão de empresas chinesas, como a Baidu, que se prepara para trazer os seus robotáxis para o Velho Continente.
No início de maio, também a Uber anunciou que planeia lançar na Europa no próximo ano táxis autónomos equipados com tecnologia de piloto automático da chinesa Momenta.