A Siri agora também já fala português (com sotaque)

A assistente pessoal presente nos iPhones e iPads está a aprender novos idiomas, novidade que deverá chegar aos utilizadores já na próxima atualização do sistema operativo. A língua portuguesa foi uma das escolhidas, tornando a Siri cada vez mais internacional.

Até agora, os utilizadores portugueses não podiam aproveitar em pleno a assistente Siri, já que sempre que lhe faziam alguma pergunta, tinham de o fazer noutra língua que não o português para que ela entendesse e pudesse responder.

Com a próxima atualização, a Siri deverá surgir com novos conhecimentos, incluindo novos idiomas para que o envolvimento com os utilizadores seja cada vez maior. A assistente pessoal irá aprender russo, dinamarquês, holandês, tailandês, turco, sueco e ainda português.

Para além dos novos idiomas, a Siri será capaz de entender e reproduzir diferentes sotaques da língua inglesa distinguindo, por exemplo, a pronúncia britânica da pronúncia neozelandesa.

As novidades deverão poder ser testadas pelos utilizadores naquela que poderá ser a primeira versão beta de um iOS. A Apple deverá lançar, no próximo mês, uma atualização de teste do iOS 8.3 disponível para os utilizadores comuns com o objetivo de aproximar a marca dos consumidores e aumentar a possibilidade de deteção de erros e bugs passíveis de serem corrigidos antes do lançamento oficial.

Desde o lançamento da Siri, em 2011, a assistente pessoal tem aprendido algumas línguas tendo já no seu reportório idiomas como o japonês, cantonês, alemão ou espanhol. Ao adicionar as novas aquisições, a Siri será capaz de comunicar em mais de uma dezena de línguas.

Filipa Almeida, B!T

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho o iPhone 5 e ja o tenho á uns anos agora comprei o iPhone 7 plus de 250G e estou muito satisfeito perto do mEu adorado iPhone 5 é muito muito superior, e foi uma grande compra, de facto fiquei surpreso com a evolução para portugues do SIRI, e do reconhecimento que ele faz da MINHA voz e sotaque, mas ainda não estou totalmente satisfeito pois não queria nada receber a resposta em PORTUGUES DE PORTUGAL e não em ” brasileiro ” .
    Espero que breve tenhamos o VERDADEIRO PORTUGUÊS no SIRI

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …