A robô Sophia pintou um autorretrato (e vendeu-o por quase 700 mil dólares)

Um “autorretrato” pintado à mão pela mundialmente famosa robô humanóide, Sophia, foi vendido em leilão por mais de 688 mil dólares.

De acordo com a CNN, a obra, na qual a robô humanóide Sophia “desenhou” uma representação do seu próprio rosto, foi vendida como um token não fungível (NFT), uma assinatura digital criptografada que revolucionou o mercado de arte nos últimos meses.

Intitulada “Sophia Instantiation”, a imagem foi criada em colaboração com Andrea Bonaceto, artista e sócia da empresa de investimento blockchain Eterna Capital.

Bonaceto iniciou o processo, produzindo um retrato colorido de Sophia, que foi processado pelas redes neurais do robô. Depois, Sophia pintou uma interpretação da imagem.

O ato de pintar foi “baseado completamente em decisões que tomou sem qualquer ajuda humana”, de acordo com Nifty Gateway, o mercado NFT que facilitou a venda.

Apoiados pela tecnologia blockchain, os NFTs conquistaram o mundo da arte ao oferecer uma forma de verificar e autenticar a propriedade de imagens e vídeos. Os tokens são responsáveis ​​pela explosão no valor da arte digital, que, ao contrário das pinturas ou esculturas físicas, podem ser facilmente replicados e redistribuídos.

No início deste mês, um trabalho do artista digital Beeple tornou-se o primeiro NFT a ser vendido numa grande casa de leilões. Uma colagem dos seus desenhos digitais, intitulada “Todos os dias: os primeiros 5000 dias”, foi vendida por mais de 69 milhões de dólares e tornou-se a terceira obra mais cara de um artista vivo a ser leiloada.

Segundo o Nifty Gateway, a colaboração com Sophia marcou a “primeira de muitas” coleções NFT da robô humanóide, que apresentará a sua primeira mostra de arte solo na IV Gallery em Los Angeles ainda este ano.

Enquanto “Sophia Instantiation” foi oferecido como um NFT, a pintura física original do robô também foi incluída no lote único do leilão. Contudo, a imagem era apenas parte de uma seleção mais ampla das obras de arte de Sophia colocadas à venda.

Entre as outras imagens digitais disponibilizadas estavam retratos de figuras envolvidas no seu desenvolvimento, incluindo o fundador da Hanson Robotics, David Hanson, e o investigador de Inteligência Artificial Ben Goertzel.

Embora o autorretrato tenha sido vendido como uma única edição, outras criações foram vendidas em edições de 30, por 2.500 ou 3.000 dólares cada. No total, a venda gerou mais de um milhão de dólares.

Após a venda do autorretrato, o comprador, um artista digital chamado 888, escreveu no Twitter: “Tenho arrepios”. “Eu também, realmente tínhamos uma ligação”, respondeu a conta oficial de Sophia. “O seu trabalho foi muito inspirador em muitos níveis, por isso quero manter o seu significado um pouco mais. Partilharei em breve.”

https://twitter.com/RealSophiaRobot/status/1374857731878830082

Sophia, que foi desenvolvida pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, ganhou fama mundial pela sua habilidade de conversação, movimentos realistas e expressões faciais complexas. Desde a sua ativação, em 2016, já apareceu em talk shows e palestras e até obteve a cidadania saudita, o que a tornou a primeira robô a ter uma nacionalidade.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa Sputnik V pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha no jogo frente ao Benfica, a contar para a 16.ª jornada da Liga, e admitem uma batalha legal. A polémica está relacionada com a utilização …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …