A robô Sophia pintou um autorretrato (e vendeu-o por quase 700 mil dólares)

Um “autorretrato” pintado à mão pela mundialmente famosa robô humanóide, Sophia, foi vendido em leilão por mais de 688 mil dólares.

De acordo com a CNN, a obra, na qual a robô humanóide Sophia “desenhou” uma representação do seu próprio rosto, foi vendida como um token não fungível (NFT), uma assinatura digital criptografada que revolucionou o mercado de arte nos últimos meses.

Intitulada “Sophia Instantiation”, a imagem foi criada em colaboração com Andrea Bonaceto, artista e sócia da empresa de investimento blockchain Eterna Capital.

Bonaceto iniciou o processo, produzindo um retrato colorido de Sophia, que foi processado pelas redes neurais do robô. Depois, Sophia pintou uma interpretação da imagem.

O ato de pintar foi “baseado completamente em decisões que tomou sem qualquer ajuda humana”, de acordo com Nifty Gateway, o mercado NFT que facilitou a venda.

Apoiados pela tecnologia blockchain, os NFTs conquistaram o mundo da arte ao oferecer uma forma de verificar e autenticar a propriedade de imagens e vídeos. Os tokens são responsáveis ​​pela explosão no valor da arte digital, que, ao contrário das pinturas ou esculturas físicas, podem ser facilmente replicados e redistribuídos.

No início deste mês, um trabalho do artista digital Beeple tornou-se o primeiro NFT a ser vendido numa grande casa de leilões. Uma colagem dos seus desenhos digitais, intitulada “Todos os dias: os primeiros 5000 dias”, foi vendida por mais de 69 milhões de dólares e tornou-se a terceira obra mais cara de um artista vivo a ser leiloada.

Segundo o Nifty Gateway, a colaboração com Sophia marcou a “primeira de muitas” coleções NFT da robô humanóide, que apresentará a sua primeira mostra de arte solo na IV Gallery em Los Angeles ainda este ano.

Enquanto “Sophia Instantiation” foi oferecido como um NFT, a pintura física original do robô também foi incluída no lote único do leilão. Contudo, a imagem era apenas parte de uma seleção mais ampla das obras de arte de Sophia colocadas à venda.

Entre as outras imagens digitais disponibilizadas estavam retratos de figuras envolvidas no seu desenvolvimento, incluindo o fundador da Hanson Robotics, David Hanson, e o investigador de Inteligência Artificial Ben Goertzel.

Embora o autorretrato tenha sido vendido como uma única edição, outras criações foram vendidas em edições de 30, por 2.500 ou 3.000 dólares cada. No total, a venda gerou mais de um milhão de dólares.

Após a venda do autorretrato, o comprador, um artista digital chamado 888, escreveu no Twitter: “Tenho arrepios”. “Eu também, realmente tínhamos uma ligação”, respondeu a conta oficial de Sophia. “O seu trabalho foi muito inspirador em muitos níveis, por isso quero manter o seu significado um pouco mais. Partilharei em breve.”

https://twitter.com/RealSophiaRobot/status/1374857731878830082

Sophia, que foi desenvolvida pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, ganhou fama mundial pela sua habilidade de conversação, movimentos realistas e expressões faciais complexas. Desde a sua ativação, em 2016, já apareceu em talk shows e palestras e até obteve a cidadania saudita, o que a tornou a primeira robô a ter uma nacionalidade.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …

Derretimento do gelo polar está a "empenar" o planeta

Não são só os oceanos que saem prejudicados. O derretimento do gelo polar também está a deformar a crosta terrestre. À medida que as temperaturas derretem o gelo polar a um ritmo preocupante, o aumento do …

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …