//

A robô Sophia pintou um autorretrato (e vendeu-o por quase 700 mil dólares)

1

Um “autorretrato” pintado à mão pela mundialmente famosa robô humanóide, Sophia, foi vendido em leilão por mais de 688 mil dólares.

De acordo com a CNN, a obra, na qual a robô humanóide Sophia “desenhou” uma representação do seu próprio rosto, foi vendida como um token não fungível (NFT), uma assinatura digital criptografada que revolucionou o mercado de arte nos últimos meses.

Intitulada “Sophia Instantiation”, a imagem foi criada em colaboração com Andrea Bonaceto, artista e sócia da empresa de investimento blockchain Eterna Capital.

Bonaceto iniciou o processo, produzindo um retrato colorido de Sophia, que foi processado pelas redes neurais do robô. Depois, Sophia pintou uma interpretação da imagem.

O ato de pintar foi “baseado completamente em decisões que tomou sem qualquer ajuda humana”, de acordo com Nifty Gateway, o mercado NFT que facilitou a venda.

Apoiados pela tecnologia blockchain, os NFTs conquistaram o mundo da arte ao oferecer uma forma de verificar e autenticar a propriedade de imagens e vídeos. Os tokens são responsáveis ​​pela explosão no valor da arte digital, que, ao contrário das pinturas ou esculturas físicas, podem ser facilmente replicados e redistribuídos.

No início deste mês, um trabalho do artista digital Beeple tornou-se o primeiro NFT a ser vendido numa grande casa de leilões. Uma colagem dos seus desenhos digitais, intitulada “Todos os dias: os primeiros 5000 dias”, foi vendida por mais de 69 milhões de dólares e tornou-se a terceira obra mais cara de um artista vivo a ser leiloada.

Segundo o Nifty Gateway, a colaboração com Sophia marcou a “primeira de muitas” coleções NFT da robô humanóide, que apresentará a sua primeira mostra de arte solo na IV Gallery em Los Angeles ainda este ano.

Enquanto “Sophia Instantiation” foi oferecido como um NFT, a pintura física original do robô também foi incluída no lote único do leilão. Contudo, a imagem era apenas parte de uma seleção mais ampla das obras de arte de Sophia colocadas à venda.

Entre as outras imagens digitais disponibilizadas estavam retratos de figuras envolvidas no seu desenvolvimento, incluindo o fundador da Hanson Robotics, David Hanson, e o investigador de Inteligência Artificial Ben Goertzel.

Embora o autorretrato tenha sido vendido como uma única edição, outras criações foram vendidas em edições de 30, por 2.500 ou 3.000 dólares cada. No total, a venda gerou mais de um milhão de dólares.

Após a venda do autorretrato, o comprador, um artista digital chamado 888, escreveu no Twitter: “Tenho arrepios”. “Eu também, realmente tínhamos uma ligação”, respondeu a conta oficial de Sophia. “O seu trabalho foi muito inspirador em muitos níveis, por isso quero manter o seu significado um pouco mais. Partilharei em breve.”

https://twitter.com/RealSophiaRobot/status/1374857731878830082

Sophia, que foi desenvolvida pela empresa Hanson Robotics, de Hong Kong, ganhou fama mundial pela sua habilidade de conversação, movimentos realistas e expressões faciais complexas. Desde a sua ativação, em 2016, já apareceu em talk shows e palestras e até obteve a cidadania saudita, o que a tornou a primeira robô a ter uma nacionalidade.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.