“Rainha do Gelo”. Theresa May é a nova primeira-ministra britânica

A ministra do Interior substitui esta quarta-feira David Cameron, depois de ter emergido como candidata consensual para ultrapassar a guerra interna no Partido Conservador na sequência do Brexit.

Theresa May toma hoje posse como nova primeira-ministra britânica na era “pós-Brexit” e sem ter de passar por eleições.

O antigo chefe do Governopresidiu esta quarta-feira a uma “emotiva” última reunião do governo e apresenta hoje a demissão à rainha Isabel II, para ceder o cargo à nova líder.

“Vou sentir a falta do rugido da multidão”, disse David Cameron, citado pela BBC, na sua última intervenção no Parlamento britânico.

Defendendo as suas conquistas enquanto primeiro-ministro, o britânico diz que passou por “momentos fantásticos” durante os últimos seis anos no poder.

Cameron diz que pretende continuar a acompanhar o processo e a apoiar no que puder, afirmando que “nada é impossível”. “Eu já fui o futuro uma vez”, recordou, nas suas últimas palavras, tendo sido aplaudido de pé pelos deputados conservadores.

A Ministra do Interior, de 59 anos, acabou por ser a única concorrente à liderança do Partido Conservador, depois da desistência da ministra da Energia Andrea Leadsom.

Apesar de eurocética, no início de 2016 e para surpresa de todos, decidiu permanecer fiel a Cameron ao defender a permanência na União Europeia.

Conhecida por muitos como a “Rainha do Gelo”, destacou-se pela sua firmeza no Ministério do Interior em temas como a delinquência, os imigrantes clandestinos e os imãs islamitas.

Chegou a criticar o alto número de imigrantes que chegava ao país e criou uma regra, em 2014, que exige que os imigrantes ganhem mais de 22 mil euros por ano se quiserem levar os cônjuges ou filhos para o Reino Unido.

A nova primeira-ministra tem agora o desafio de unir o Partido Conservador e conseguir o melhor acordo para a saída do Reino Unido da UE.

May torna-se assim na primeira mulher em 26 anos, depois de Margaret Tatcher, a assumir a liderança do Reino Unido.

Filha de um padre anglicano, iniciou a sua carreira política em 1986, após estudos de geografia em Oxford e uma breve passagem pelo Banco de Inglaterra. Foi neste período que foi eleita conselheira do rico distrito londrino de Merton.

Após dois fracassos nas legislativas, foi eleita em 1997 deputada conservadora na próspera circunscrição de Maidenhead em Berkshire (sul de Inglaterra).

Entre 2002 e 2003 foi a primeira mulher a tornar-se secretária-geral de um partido conservador e desencadeia críticas a um partido com uma nítida evolução à direita, que originam diversas inimizades internas.

O Daily Telegraph, que a designa como a mulher política mais poderosa do país, considera que “chegou ao topo devido a uma feroz determinação“.

Casada com o banqueiro John May desde 1980, não tem filhos, é uma amante de sapatos excêntricos e adepta da corrida e da cozinha.

ZAP / Lusa / Move

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …