A nova CEO de uma empresa de videojogos é um robot. Literalmente

Mesmo antes do ChatGPT ter sido revelado, no final de 2022, já existia uma empresa que afirmava que já tinha um robot como o seu CEO.

Lembra-se de lhe termos dito que um dia destes o seu chefe iria ser um algoritmo? Na China, essa previsão acabou de acontecer. Para a semana, vamos dar-lhe a chave do Euromilhões.

De acordo com o Insider, a empresa de jogos chinesa NetDragon WebSoft anunciou, em agosto passado, que tinha nomeado um robot como o seu Diretor Executivo.

Tang Yu é um “robot humanoide alimentado por Inteligência Artificial (IA)”. Esta é a primeira vez que uma empresa nomeia um robot para um cargo tão importante.

Segundo o The Hustle, as ações da NetDragon têm, desde então, superado o índice Hang Seng, que segue as maiores empresas listadas em Hong Kong.

Dados do Yahoo Finance dão conta de que as ações da empresa subiram 10% nos últimos seis meses e valem cerca de 1,1 biliões de dólares.

 

Na altura em que a empresa chinesa anunciou a Tang Yu, garantiu que esta iria aumentar a eficiência na tomada de decisões e gestão de riscos e “assegurar um local de trabalho justo e eficiente para todos os funcionários”.

Em comunicado, o presidente da NetDragon, Dejjan Lu, disse que “acreditamos que a IA é o futuro da gestão empresarial e a nomeação da Sra. Tang Yu representa o nosso compromisso de abraçar verdadeiramente o uso da IA para transformar a forma como operamos o nosso negócio e, em última análise, impulsionar o nosso crescimento estratégico futuro”.

“Continuaremos a expandir os nossos algoritmos através de Tang Yu para construir um modelo de gestão aberto, interativo e altamente transparente, à medida que nos transformamos gradualmente numa comunidade de trabalho baseada em metaverso“, concluiu.

A NetDragon, fundada em 1999, desenvolveu vários jogos multi-jogadores, nomeadamente: “Eudemons Online”, “Heroes Evolved” e “Conquer Online”, e criou o primeiro portal de jogos online da China, 17173.com.

Jack Ma, fundador da Alibaba, previu em 2017 que “um robot estará provavelmente na capa da revista Time como o melhor CEO em 30 anos”, segundo a CNN.

Os sistemas de Inteligência Artificial podem também descobrir formas de otimizar as organizações empresariais, explica o investigador português Tiago Vieira, estudante de doutoramento no European University Institute, num artigo no The Conversation.

Teresa Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.