/

A maior linha reta do mundo une uma cidade portuguesa e um porto chinês

7

ZAP // Vecteezy | dados: Chabukswar & Mukherjee

Mapa da maior linha reta entre dois pontos terrestres une Sagres a Quanzhou, na China

Apesar de ser uma aventura atrativa, os investigadores não aconselham que alguém se atreva a seguir a travessia. Tem 11 mil quilómetros e atravessa 15 países.

Aparentemente, nada parece ligar Quanzhou, um porto chinês, a Sagres, a vila portuguesa que se encontra no extremo sudoeste da Europa continental.

Mas as duas localidades têm algo em comum.

Não, não se trata da Nova Rota da Seda, a linha de comboio inaugurada em 2017 e que une a Europa à China. De facto, o elemento comum é tão inesperado que provavelmente surpreende a maioria dos habitantes de Sagres e Quanzhou.

Estas localidades são, na verdade, as pontas da maior linha reta terrestre que se pode traçar no planeta Terra.

De acordo com o Big Think, quem quisesse seguir tal traçado teria que renunciar ao conforto de estradas e atravessar montanhas agrestes e desertos inóspitos. A jornada implicaria atravessar qualquer coisa como 15 países.

Como consequência do facto de o globo ser (quase) esférico, e não plano como nos mapas, a sua representação gráfica aparece com curvas. No entanto, qualquer pessoa que percorresse a linha verificaria que esta é reta como uma régua, e que, no final dessa viagem, teria caminhado cerca de 11.241 km.

ZAP // Vecteezy / Google Earth | dados: Chabukswar & Mukherjee

Mapa da maior linha reta entre dois pontos terrestres une Sagres a Quanzhou, na China

Mapa da maior linha reta entre dois pontos terrestres une Sagres a Quanzhou, na China

Rohan Chabukswar, investigador do United Technologies Research Centre (UTRC) em Cork (Irlanda) e Kushal Mukherjee, do Laboratório de Investigação da IBM em Nova Deli (Índia) foram os responsáveis pelo cálculo desta linha.

Num artigo científico, os dois investigadores expuseram a sua solução para a questão de encontrar as linhas retas mais longas do mundo — uma questão que, aparentemente, é simples, mas não é: “Este é um problema de otimização, tornado caótico pela presença de ilhas e lagos, e mesmo pela natureza fatal das costas”.

A pesquisa foi motivada por um mapa que suscitou muita discussão quando foi pela primeira vez publicado, na rede social Reddit, em 2012. A publicação pretendia mostrar a rota de navegação em linha reta mais longa possível no mundo: do Paquistão à península da Kamchatka, na Rússia.

Chabukswar & Mukherjee

Mapa da maior linha reta navegável na Terra

Porém, desde então, os utilizadores têm-se manifestado a favor e contra as propostas de rota marítima e terrestre em linha reta mais longa.

Entre as rotas mais longas sugeridas, mas já refutadas, encontram-se duas versões náuticas: da Noruega à Antárctida — uma rota válida, mas não tão longa como a do Paquistão a Kamchatka; e do Quebeque à Colúmbia Britânica, que se revelou uma linha perfeitamente reta.

Sugeriu-se outra uma rota terrestre mais longa, que vai de Wenling na China até Greenville, na Libéria. Mas esta linha atravessa o Mar Morto e se, como dizem os autores, isso se qualifica como uma “grande massa de água”, desqualifica a rota como sendo inteiramente sobre terra.

Para colocarem os seus conhecimentos à prova, Chabukswar e Mukherjee decidiram transpor a questão para uma disputa científica.

Em vez de efetuarem uma pesquisa exaustiva de todas as vias possíveis — mais de 233 milhões de grandes círculos, como os autores sugerem — calcularam as duas vias usando o chamado algoritmo de ramificação e de ligação.

Aí descobriram que a publicação original no Reddit estava correta: o caminho mais longo em linha reta e navegável liga o Paquistão a Kamchatka.

Especificamente, liga Sonmiani, uma cidade costeira a aproximadamente 145 km a noroeste de Karachi, a uma localidade no distrito de Karaginsky, uma parte praticamente desabitada no norte da península de Kamchatka. O trajeto tem quase 32.090 km.

Chabukswar & Mukherjee

Os investigadores têm, ainda assim, algumas advertências teóricas sobre o seu resultado e a possibilidade de alguém o querer testar na prática: “O problema foi abordado como um exercício puramente matemático. Os autores não recomendam que se veleje ou conduza ao longo destas rotas”.

ZAP //

7 Comments

  1. De Sagres a Quanzhou no Google Earth dá 11.240km! Onde foram buscar os 32 mil km? Os 32 mil km deve-se referir à mais longa recta navegável, da costa do Paquistão à costa da península de Kamchatka na Rússia, não?

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Efetivamente, 32.186 quilómetros é a distância da maior linha reta navegável por mar.
      A distância em linha reta de Sagres a Quanzhou é de 11.241 quilómetros.
      Está corrigido.

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Uma linha é um objeto bidimensional, e a expressão “andar em linha reta” aplica-se quando num plano 2D nos deslocamos sem alterar a direção do movimento — mesmo que, sejam 11 metros ou 11 mil km, no plano 3D estejamos a seguir a curvatura da Terra.

    • Pode ser uma reta! Há a geometria esférica que define reta, numa superfície esférica, como uma circunferência pois esta não tem principio nem fim.
      Mas não esquecer que a terminologia deveria ser segmento de reta e não reta…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.