/

A Lucy vai ao Espaço explorar “cápsulas do tempo” do nascimento do Sistema Solar

(dr) NASA

Conceito artístico da nave espacial Lucy num asteroide troiano

A missão Lucy está nos derradeiros preparativos. A sonda fará uma viagem só de ida para estudar asteroides Troianos, conhecidos por partilharem a mesma órbita de Júpiter.

Os asteroides Troianos são verdadeiras cápsulas do tempo do nascimento do nosso Sistema Solar, há mais de 4 mil milhões de anos. Estes corpos, considerados restos do material primordial que formou os planetas exteriores, contêm pistas vitais para decifrar a história do Sistema Solar e até das origens da matéria orgânica na Terra.

A Lucy, da NASA, será a primeira missão espacial a estudar estes asteroides. Segundo o SciTechDaily, a missão tem o nome da ancestral humana fossilizada, cujo esqueleto proporcionou uma visão única da evolução da humanidade. Tal como ela, a missão vai revolucionar o conhecimento das origens planetárias e da formação do Sistema Solar.

Lucy deverá ser lançada já no próximo mês e, com o impulso da gravidade da Terra, vai completar uma viagem de 12 anos a oito asteroides diferentes: um asteróide na cintura principal do Sistema Solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, e sete troianos, quatro dos quais membros de sistemas binários. É um verdadeiro “dois pelo preço de um”.

O empolgante trajeto espacial de Lucy irá circundar a Terra três vezes para assistência da gravidade, fazendo desta nave espacial a primeira a viajar até à distância de Júpiter e a regressar à vizinhança do nosso planeta.

(dr) Southwest Research Institute

Caminho orbital da Lucy, a verde

Lucy deverá ser lançada a partir do dia 16 de outubro, num foguetão da United Launch Alliance Atlas V 401 do Space Launch Complex-41 na Estação Espacial de Cape Canaveral Force, na Florida.

Para mais informações sobre a missão, consulte este link.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.