A longo prazo a dieta vegetariana causa mudanças genéticas de risco nas populações

Investigadores da Universidade de Cornell, nos EUA, encontraram provas de uma variação genética em populações com um histórico de dieta baseada em vegetais, que pode explicar o aumento de doenças crónicas que se tem verificado em alguns países em desenvolvimento.

Este alelo divergente parece ter-se desenvolvido ao longo de centenas de gerações, permitindo que os vegetarianos processassem mais eficientemente os ácidos gordos ômega-3 e ômega-6.

Tal permite que estes ácidos sejam processados de forma mais eficiente e convertidos em compostos que favorecem o desenvolvimento do cérebro.

Segundo o estudo, as populações Inuit da Groenlândia, cujas dietas são baseadas principalmente em peixe, não têm os mesmos blocos de construção de DNA que as comunidades maioritariamente vegetarianas.

O alelo vegetariano tem uma sequência de 22 bases de DNA dentro do gene, que foi eliminada do alelo da dieta marinha, sugerindo que ao longo de gerações os nossos corpos se adaptam ao tipo de alimentos que comemos.

“Na história da evolução humana, quando os povos migram para ambientes diferentes, às vezes comem uma dieta baseada em vegetais e às vezes comem uma dieta à base de animais marinhos”, explica Kaixiong Ye, um dos autores do estudo, à Science Alert.

“Ao longo do tempo, estes alelos diferentes tornara-se adaptativos”, acrescenta o investigador.

O estudo

O estudo foi baseado numa amostra de 234 índios e 311 norte-americanos vegetarianos. O alelo vegetariano foi encontrado em 68% dos índios, mas apenas se encontrava presente em 18% dos norte-americanos.

A equipe também usou dados recolhidos do Projecto 1000 Genoma, que cobre vários milhares de indivíduos, e constatou que o mesmo alelo vegetariano estava presente em 70% dos sul-asiáticos, 53% dos africanos, 29% dos leste-asiáticos, e 17% dos europeus.

Molecular Biology And Evolution

Frequência do alelo adaptativo vegetariano na população

Frequência do alelo adaptativo vegetariano na população

Em cada caso, a variação genética é mais comum em áreas com dietas de preferência tradicionalmente vegetarianas.

Isso significa que, o genoma de um indivíduo não muda quando a sua dieta muda, mas ao longo de gerações, se uma região dá preferência à dieta vegetariana, o DNA das pessoas ali nascidas pode ser diferente do de outras regiões.

“Uma implicação do nosso estudo é que podemos usar essa informação genética para tentar adequar a nossa dieta ao nosso DNA – a chamada nutrição personalizada”, sugere Ye.

Mas pode haver efeitos colaterais indesejáveis.

alelo vegetariano ajuda as pessoas a metabolizar mais rapidamente os ácidos gordo dentro do organismo, o que está associado a um aumento do risco da criação de ácidos inflamatórios ligadas a doenças cardíacas e a cancro de cólon – especialmente em combinação com óleos vegetais.

“As mudanças na dieta podem contribuir para o aumento de doenças crónicas que se tem registado em alguns países em desenvolvimento”, explica Tom Brenna, outro dos autores do estudo, ao Telegraph.

A mensagem para os vegetarianos é simples: prefira sempre os óleos vegetais com baixo teor de ácido linoleico ómega-6, como o azeite”.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Molecular Biology and Evolution.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O título não reflecte absolutamente nada o conteúdo, basicamente é um chorrilho de disparates. O artigo refere que as populações evolvem geneticamente em função da dieta predominante e que os europeus e americanos têm menos frequente um alelo (ou gene, para facilitar a compreensão) que dá vantagem numa dieta vegetariana. Não é nenhum bicho papão e não é nada que ponha em causa a dieta vegetariana. Quanto muito este estudo poderia servir de incentivo para os europeus e americanos aderirem a longo prazo a dietas vegetarianas, de forma a também desenvolverem o alelo protector nas suas populações. E enquanto não o têm, os vegetarianos devem preferir consumir óleos de melhor qualidade de ácidos gordos como o azeite. Uau, preocupante.

RESPONDER

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …