/

A invencível nação nuclear faz hoje 69 anos

yeowatzup / Wikipedia

Mural de Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte e avô de Kim Jong-un

A Coreia do Norte, que assinala este sábado o 69º aniversário da sua fundação, reivindicou o estatuto de “nação nuclear invencível”, uma semana depois do lançamento de mais um míssil balístico.

Fundada em 1948 por Kim Il-sung, avô do actual líder, em sequência da divisão da península da Coreia entre as facções apoiadas por norte-americanos e soviéticos, a Coreia do Norte faz este sábado 69 anos.

Num artigo publicado no jornal estatal Rodong Sinmun, o regime liderado por Kim-Jong-un defende que as armas nucleares tornam o país “mais seguro”, razão pela qual a Coreia de Norte deve apostar em desenvolver o seu arsenal.

“O departamento da Defesa, segundo a política byeongjin do partido“, que consiste em promover o progresso económico e o desenvolvimento nuclear, “deve criar as suas próprias armas de vanguarda em maior número”, refere a primeira página do diário.

A Coreia do Norte assinala o seu aniversário uma semana depois de realizar o seu sexto e mais poderoso teste nuclear até à data — a detonação de uma arma termonuclear para ser colocada num míssil intercontinental.

Em julho, o país testou duas vezes o modelo de mísseis Hwasong-14, que os analistas consideram ser capaz de atingir os Estados Unidos, incluindo cidades importantes como Chicago ou Los Angeles.

Esta sexta-feira, os Estados Unidos anunciaram a sua intenção de pedir uma reunião ao Conselho de Segurança da ONU, na segunda-feira, com o objetivo de submeter a votação uma resolução para “sanções adicionais” contra a Coreia do Norte.

Donald Trump já disse que uma ação militar é “certamente” uma opção contra a Coreia do Norte. “Preferia não adotar a via militar, mas é algo que certamente pode acontecer”, afirmou na quinta-feira.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.