A Internet pediu a Obama a reforma da espionagem

Pete Souza / Whitehouse

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Os líderes de gigantes da internet como o Google, Yahoo, Twitter e Facebook, pressionaram hoje o Presidente dos EUA, Barack Obama, a reformar as práticas das agências de espionagem, reforçando o descontentamento já expressado por aliados e tribunais.

Barack Obama reuniu-se com um grupo de empresários e executivos das mais emblemáticas empresas de Silicon Valley, com as quais passou duas horas a discutir as operações clandestinas de recolha de informações por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), designada PRISM, revelou um dos participantes na reunião.

Os empresários receiam que as operações da NSA tenham ultrapassado os limites constitucionais e infringido a privacidade dos seus clientes e utilizadores, nos EUA e no estrangeiro, e possam também fazer-se sentir negativamente nas suas contas de exploração.

“Apreciamos esta oportunidade para partilhar directamente com o Presidente os nossos princípios sobre a vigilância governamental”, disse um dos participantes na reunião, especificando: “Pedimos-lhe que fosse agressivo na reforma” da NSA.

As conversações focaram-se em mudanças no Tribunal de Vigilância de Informações do Estrangeiro, que supervisiona a espionagem clandestina, a legislação sobre a privacidade eletrónica e outras questões legais.

No encontro participaram, entre outros, Sheryl Sandberg, do Facebook, Tim Cook, da Apple, Marissa Mayer, do Yahoo, Eric Schmidt, do Google, e Dick Costolo, do Twitter.

Na última semana oito das principais empresas de tecnologia norte-americanas apelaram para a reforma da legislação sobre vigilância, depois de revelações sobre a prática de espionagem ‘online’.

A reunião acontece também um dia depois de um tribunal ter decidido que a recolha de chamadas telefónicas pela NSA violava a privacidade e era provavelmente inconstitucional, na que foi a primeira pancada legal no programa.

O encontro ocorre ainda quando Obama está a analisar as conclusões de um painel de revisão dos serviços de informação, que constituiu para obter recomendações de mudanças na espionagem, depois das revelações de Edward Snowden, um analista de informações que está em fuga e a quem a Federação Russa concedeu asilo temporário.

A lista de participantes:

· Tim Cook, Apple
· Dick Costolo, Twitter
· Chad Dickerson, Etsy
· Reed Hastings, Netflix
· Drew Houston, Dropbox
· Marissa Mayer, Yahoo!
· Burke Norton, Salesforce
· Mark Pincus, Zynga
· Shervin Pishevar, Sherpa Global
· Brian Roberts, Comcast
· Erika Rottenberg, LinkedIn
· Sheryl Sandberg, Facebook
· Eric Schmidt, Google
· Brad Smith, Microsoft
· Randall Stephenson, AT&T

O Presidente norte-americano deve fazer um discurso, em janeiro, sobre reformas nos serviços de informações.

Edward Snowden divulgou hoje uma carta ao Brasil, prontificando-se a ajudar nas investigações brasileiras à espionagem feita pelos EUA.

No documento acrescentava que precisaria de refúgio para isso, o que foi interpretado como um pedido de asilo ao Brasil.

“Estes programas nunca foram sobre terrorismo. São sobre espionagem económica, controlo social e manipulação diplomática”, escreveu Snowden, sintetizando: “São sobre poder.”

A revelação de documentos por parte de Snowden causou fortes embaraços a Washington, geraram desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentaram o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos EUA.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …