A Internet pediu a Obama a reforma da espionagem

Pete Souza / Whitehouse

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Os líderes de gigantes da internet como o Google, Yahoo, Twitter e Facebook, pressionaram hoje o Presidente dos EUA, Barack Obama, a reformar as práticas das agências de espionagem, reforçando o descontentamento já expressado por aliados e tribunais.

Barack Obama reuniu-se com um grupo de empresários e executivos das mais emblemáticas empresas de Silicon Valley, com as quais passou duas horas a discutir as operações clandestinas de recolha de informações por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), designada PRISM, revelou um dos participantes na reunião.

Os empresários receiam que as operações da NSA tenham ultrapassado os limites constitucionais e infringido a privacidade dos seus clientes e utilizadores, nos EUA e no estrangeiro, e possam também fazer-se sentir negativamente nas suas contas de exploração.

“Apreciamos esta oportunidade para partilhar directamente com o Presidente os nossos princípios sobre a vigilância governamental”, disse um dos participantes na reunião, especificando: “Pedimos-lhe que fosse agressivo na reforma” da NSA.

As conversações focaram-se em mudanças no Tribunal de Vigilância de Informações do Estrangeiro, que supervisiona a espionagem clandestina, a legislação sobre a privacidade eletrónica e outras questões legais.

No encontro participaram, entre outros, Sheryl Sandberg, do Facebook, Tim Cook, da Apple, Marissa Mayer, do Yahoo, Eric Schmidt, do Google, e Dick Costolo, do Twitter.

Na última semana oito das principais empresas de tecnologia norte-americanas apelaram para a reforma da legislação sobre vigilância, depois de revelações sobre a prática de espionagem ‘online’.

A reunião acontece também um dia depois de um tribunal ter decidido que a recolha de chamadas telefónicas pela NSA violava a privacidade e era provavelmente inconstitucional, na que foi a primeira pancada legal no programa.

O encontro ocorre ainda quando Obama está a analisar as conclusões de um painel de revisão dos serviços de informação, que constituiu para obter recomendações de mudanças na espionagem, depois das revelações de Edward Snowden, um analista de informações que está em fuga e a quem a Federação Russa concedeu asilo temporário.

A lista de participantes:

· Tim Cook, Apple
· Dick Costolo, Twitter
· Chad Dickerson, Etsy
· Reed Hastings, Netflix
· Drew Houston, Dropbox
· Marissa Mayer, Yahoo!
· Burke Norton, Salesforce
· Mark Pincus, Zynga
· Shervin Pishevar, Sherpa Global
· Brian Roberts, Comcast
· Erika Rottenberg, LinkedIn
· Sheryl Sandberg, Facebook
· Eric Schmidt, Google
· Brad Smith, Microsoft
· Randall Stephenson, AT&T

O Presidente norte-americano deve fazer um discurso, em janeiro, sobre reformas nos serviços de informações.

Edward Snowden divulgou hoje uma carta ao Brasil, prontificando-se a ajudar nas investigações brasileiras à espionagem feita pelos EUA.

No documento acrescentava que precisaria de refúgio para isso, o que foi interpretado como um pedido de asilo ao Brasil.

“Estes programas nunca foram sobre terrorismo. São sobre espionagem económica, controlo social e manipulação diplomática”, escreveu Snowden, sintetizando: “São sobre poder.”

A revelação de documentos por parte de Snowden causou fortes embaraços a Washington, geraram desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentaram o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos EUA.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Estado de Emergência vai ter de manter-se até à Páscoa", diz Marques Mendes

O comentador Luís Marques Mendes indicou no domingo, durante o seu comentário habitual na SIC, que o estado de emergência se deve manter até à Páscoa, para que este período "não tenha as mesmas consequências …

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …