A Internet pediu a Obama a reforma da espionagem

Pete Souza / Whitehouse

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Os líderes de gigantes da internet como o Google, Yahoo, Twitter e Facebook, pressionaram hoje o Presidente dos EUA, Barack Obama, a reformar as práticas das agências de espionagem, reforçando o descontentamento já expressado por aliados e tribunais.

Barack Obama reuniu-se com um grupo de empresários e executivos das mais emblemáticas empresas de Silicon Valley, com as quais passou duas horas a discutir as operações clandestinas de recolha de informações por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), designada PRISM, revelou um dos participantes na reunião.

Os empresários receiam que as operações da NSA tenham ultrapassado os limites constitucionais e infringido a privacidade dos seus clientes e utilizadores, nos EUA e no estrangeiro, e possam também fazer-se sentir negativamente nas suas contas de exploração.

“Apreciamos esta oportunidade para partilhar directamente com o Presidente os nossos princípios sobre a vigilância governamental”, disse um dos participantes na reunião, especificando: “Pedimos-lhe que fosse agressivo na reforma” da NSA.

As conversações focaram-se em mudanças no Tribunal de Vigilância de Informações do Estrangeiro, que supervisiona a espionagem clandestina, a legislação sobre a privacidade eletrónica e outras questões legais.

No encontro participaram, entre outros, Sheryl Sandberg, do Facebook, Tim Cook, da Apple, Marissa Mayer, do Yahoo, Eric Schmidt, do Google, e Dick Costolo, do Twitter.

Na última semana oito das principais empresas de tecnologia norte-americanas apelaram para a reforma da legislação sobre vigilância, depois de revelações sobre a prática de espionagem ‘online’.

A reunião acontece também um dia depois de um tribunal ter decidido que a recolha de chamadas telefónicas pela NSA violava a privacidade e era provavelmente inconstitucional, na que foi a primeira pancada legal no programa.

O encontro ocorre ainda quando Obama está a analisar as conclusões de um painel de revisão dos serviços de informação, que constituiu para obter recomendações de mudanças na espionagem, depois das revelações de Edward Snowden, um analista de informações que está em fuga e a quem a Federação Russa concedeu asilo temporário.

A lista de participantes:

· Tim Cook, Apple
· Dick Costolo, Twitter
· Chad Dickerson, Etsy
· Reed Hastings, Netflix
· Drew Houston, Dropbox
· Marissa Mayer, Yahoo!
· Burke Norton, Salesforce
· Mark Pincus, Zynga
· Shervin Pishevar, Sherpa Global
· Brian Roberts, Comcast
· Erika Rottenberg, LinkedIn
· Sheryl Sandberg, Facebook
· Eric Schmidt, Google
· Brad Smith, Microsoft
· Randall Stephenson, AT&T

O Presidente norte-americano deve fazer um discurso, em janeiro, sobre reformas nos serviços de informações.

Edward Snowden divulgou hoje uma carta ao Brasil, prontificando-se a ajudar nas investigações brasileiras à espionagem feita pelos EUA.

No documento acrescentava que precisaria de refúgio para isso, o que foi interpretado como um pedido de asilo ao Brasil.

“Estes programas nunca foram sobre terrorismo. São sobre espionagem económica, controlo social e manipulação diplomática”, escreveu Snowden, sintetizando: “São sobre poder.”

A revelação de documentos por parte de Snowden causou fortes embaraços a Washington, geraram desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentaram o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos EUA.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Temperaturas sobem até oito graus e trazem "noites tropicais"

A partir de terça-feira, os termómetros sobem entre 4ºC e 8ºC em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o Instituto Português do Mar e da …

Governo é o "grande vencedor da greve" e Pardal Henriques "o rosto da derrota"

O comentador da SIC e ex-líder do PSD Luís Marques Mendes aproveitou o espaço no seu comentário semanal para elogiar a ação do Governo de António Costa nesta greve: "O grande vencedor é o Governo, …

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …