A Internet pediu a Obama a reforma da espionagem

Pete Souza / Whitehouse

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Barack Obama (foto: Pete Souza / Whitehouse)

Os líderes de gigantes da internet como o Google, Yahoo, Twitter e Facebook, pressionaram hoje o Presidente dos EUA, Barack Obama, a reformar as práticas das agências de espionagem, reforçando o descontentamento já expressado por aliados e tribunais.

Barack Obama reuniu-se com um grupo de empresários e executivos das mais emblemáticas empresas de Silicon Valley, com as quais passou duas horas a discutir as operações clandestinas de recolha de informações por parte da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em Inglês), designada PRISM, revelou um dos participantes na reunião.

Os empresários receiam que as operações da NSA tenham ultrapassado os limites constitucionais e infringido a privacidade dos seus clientes e utilizadores, nos EUA e no estrangeiro, e possam também fazer-se sentir negativamente nas suas contas de exploração.

“Apreciamos esta oportunidade para partilhar directamente com o Presidente os nossos princípios sobre a vigilância governamental”, disse um dos participantes na reunião, especificando: “Pedimos-lhe que fosse agressivo na reforma” da NSA.

As conversações focaram-se em mudanças no Tribunal de Vigilância de Informações do Estrangeiro, que supervisiona a espionagem clandestina, a legislação sobre a privacidade eletrónica e outras questões legais.

No encontro participaram, entre outros, Sheryl Sandberg, do Facebook, Tim Cook, da Apple, Marissa Mayer, do Yahoo, Eric Schmidt, do Google, e Dick Costolo, do Twitter.

Na última semana oito das principais empresas de tecnologia norte-americanas apelaram para a reforma da legislação sobre vigilância, depois de revelações sobre a prática de espionagem ‘online’.

A reunião acontece também um dia depois de um tribunal ter decidido que a recolha de chamadas telefónicas pela NSA violava a privacidade e era provavelmente inconstitucional, na que foi a primeira pancada legal no programa.

O encontro ocorre ainda quando Obama está a analisar as conclusões de um painel de revisão dos serviços de informação, que constituiu para obter recomendações de mudanças na espionagem, depois das revelações de Edward Snowden, um analista de informações que está em fuga e a quem a Federação Russa concedeu asilo temporário.

A lista de participantes:

· Tim Cook, Apple
· Dick Costolo, Twitter
· Chad Dickerson, Etsy
· Reed Hastings, Netflix
· Drew Houston, Dropbox
· Marissa Mayer, Yahoo!
· Burke Norton, Salesforce
· Mark Pincus, Zynga
· Shervin Pishevar, Sherpa Global
· Brian Roberts, Comcast
· Erika Rottenberg, LinkedIn
· Sheryl Sandberg, Facebook
· Eric Schmidt, Google
· Brad Smith, Microsoft
· Randall Stephenson, AT&T

O Presidente norte-americano deve fazer um discurso, em janeiro, sobre reformas nos serviços de informações.

Edward Snowden divulgou hoje uma carta ao Brasil, prontificando-se a ajudar nas investigações brasileiras à espionagem feita pelos EUA.

No documento acrescentava que precisaria de refúgio para isso, o que foi interpretado como um pedido de asilo ao Brasil.

“Estes programas nunca foram sobre terrorismo. São sobre espionagem económica, controlo social e manipulação diplomática”, escreveu Snowden, sintetizando: “São sobre poder.”

A revelação de documentos por parte de Snowden causou fortes embaraços a Washington, geraram desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos e aumentaram o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos EUA.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19. Autocarros com ucranianos retirados da China recebidos à pedrada

Dezenas de manifestantes envolveram-se em confrontos com a polícia, esta quinta-feira, numa localidade no centro da Ucrânia, onde 70 pessoas vão ficar sob quarentena depois de terem regressado da China. Com receio da propagação do Covid-19, …

Músicos estrangeiros precisarão de visto e de poupanças para tocar no Reino Unido

A partir de 2021, os músicos estrangeiros que pretendam atuar no Reino Unido precisarão de visto. Três meses antes de submeterem o pedido, terão também de provar que têm 1000 libras (1180 euros) em poupanças, …

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …