A Inteligência Artificial deu o próximo passo: já consegue copiar a sua caligrafia

1

ZAP // NightCafe Studio

Numa altura em que os perigos e desafios associados à Inteligência Artificial estão, mais do que nunca, a preocupar especialistas, a tecnologia deu mais um passo. Prepare-se, pois agora a Inteligência Artificial já é capaz de copiar a sua escrita à mão.

Por entre todas as coisas incríveis que um ser humano consegue fazer, com base na sua racionalidade, há poucas coisas que a Inteligência Artificial não consiga copiar. E agora há menos uma – a capacidade de escrever à mão.

Algo que, até há bem pouco tempo, era não só uma forma de comunicação mas também uma forma de identificação, já que cada ser humano tem a sua própria caligrafia.

Mas já não será mais assim, com a tecnologia desenvolvida por um grupo de investigadores da Universidade de Abu Dhabi, que criou um nova ferramenta de IA capaz de copiar de uma forma bastante aproximada a caligrafia de uma pessoa.

Os cientistas afirmam que o modelo construído assenta numa rede neuronal que necessita apenas de alguns parágrafos escrito à mão para treinar a sua capacidade de os reproduzir.

“A maioria das pessoas não consegue distinguir a caligrafia imitada da caligrafia real. Foi muito gratificante perceber que conseguimos atingir um nível de validação e desempenho tão elevados”, afirma Salman Khan, investigador que liderou o projeto, num comunicado de imprensa.

O software, designado por “My Text in your Handwritting”, foi capaz de reconhecer e reproduzir a caligrafia de personalidades como Abraham Lincoln e Frida Kahlo.

A Inteligência Artificial já tinha provado ser capaz de copiar vozes e de criar imagens do zero. É evidente que a caligrafia seria o seu próximo objetivo.

Neste momento, o modelo está principalmente focado em imitar a escrita em inglês, pelo que os restantes idiomas ainda terão de esperar. A ferramenta, cuja patente foi obtida há pouco tempo, ainda não está disponível ao público.

Apesar do avanço científico inquestionável, o grupo de investigadores reconhece o potencial negativo desta ferramenta, já que a mesma pode ser utilizada, por exemplo, para falsificar documentos.

“Somos bastante cautelosos e temos a perfeita noção de que este conhecimento pode ser mal utilizado”, diz o investigador Rao Mugammad Anwer.

“A caligrafia representa a identidade de uma pessoa e, por isso, estamos a pensar em formas razoáveis e cuidadosas para implementar esta ferramenta na sociedade”, acrescenta.

Os investigadores afirmam ainda que esta ferramenta de Inteligência Artificial pode ser utilizada no futuro para evitar falsificações, reconhecer padrões de escrita e até para interpretar escrita de difícil leitura. Esta ferramenta poderá também ser uma ajuda para indivíduos com incapacidades físicas no que toca à escrita.

Patrícia Carvalho, ZAP //

1 Comment

  1. Havendo dados para treino.. pode-se fazer (literalmente) tudo. A caligrafia é parte do generativo.. portanto nada de especial aqui. Isso pode ser alcançado simplesmente usando stacked ID embeddings com um exemplo apenas (desde que dentro do modelo caligráfico).. et voilá.. caligrafia “cópia” gerada!

    Nada de novo aqui.. apenas um aplicação potencial!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.