/

A indústria tecnológica global abanou (literalmente)

Billy Bowling / EPA

Consequências do furacão Helene

O furacão Helene atingiu uma mina de quartzo na Carolina do Norte, nos EUA, que é fundamental para a produção mundial de semicondutores, podendo ter um impacto profundo em toda a indústria tecnológica.

O furacão Helene foi o furacão mais mortífero a atingir os Estados Unidos desde o furacão Katrina, em 2005.

Este fenómeno causou mais de 200 mortes, desalojando milhares e provocando cortes de energia em mais de um milhão de casas e empresas.

Mas, além das consequências humanas e humanitárias, o furacão está afetar uma das maiores fontes de quartzo, comprometendo a cadeia de abastecimento da indústria tecnológica global.

A cidade mineira de Spruce Pine, na Carolina do Norte, onde se encontra uma das maiores reservas de quartzo de alta pureza do mundo, foi severamente afetada pela tempestade.

Este quartzo é fundamental para fabricar os cadinhos de quartzo fundido, utilizados, por exemplo, no processo de fabrico de chips (ou semicondutores).

Como relata a New Scientist, as operações mineiras em Spruce Pine, geridas pelas empresas Sibelco e The Quartz Corp, foram temporariamente suspensas devido ao furacão.

Embora as instalações tenham sofrido danos menores, o restabelecimento da eletricidade e a reconstrução de infraestruturas locais, como estradas, são necessários para o reinício dos trabalhos.

O furacão Helene expôs a vulnerabilidade da cadeia de abastecimento de quartzo, mas a flexibilidade dos fabricantes e a existência de reservas deverão evitar escassez imediata no mercado de semicondutores.

Apesar dos danos provocados pelo furacão Helene, as empresas envolvidas na extração de quartzo e os fabricantes de semicondutores permanecem – como nota a New Scientist – cautelosamente otimistas quanto ao impacto limitado nas suas operações a curto prazo.

Os principais fabricantes de semicondutores – como TSMC, Samsung e GlobalFoundries – já vieram dizer que não esperam perturbações imediatas na produção de chips, devido à existência de reservas e à possibilidade de recorrer a fornecedores alternativos.

Embora a cidade de Spruce Pine seja uma das maiores fontes globais de quartzo de alta pureza, existem outras fontes em países como China, Rússia, Brasil e até na Noruega.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.