O poder das ligações sociais tem cada vez mais impacto na influência de pessoas no dia-a-dia dos seguidores — na moda, alimentação e até mesmo na música. E os cientistas estão a estudar esse poder para prever a probabilidade de sucesso de uma tendência.
Um novo estudo, publicado em abril na Scientific Reports, mostra o poder das ligações sociais para prever canções de sucesso.
“As nossas descobertas sugerem que o elemento social é tão crucial na propagação da música como a fama do artista ou a influência do género”, afirma o primeiro autor do estudo, Niklas Reisz.
Ao utilizar informações sobre as redes sociais dos ouvintes, juntamente com medidas comuns utilizadas na previsão de canções de sucesso, como a notoriedade do artista e a popularidade do género musical, os investigadores melhoraram a precisão da previsão de canções de sucesso de 14% para 21%.
A equipa de cientistas analisou dados da plataforma de música last.fm de aproximadamente 3 milhões de utilizadores, 10 milhões de canções e 300 milhões de reproduções.
Segundo o Phys.org, os investigadores trabalharam com duas redes, uma que estrutura as amizades e a outra que capta a dinâmica da influência — quem ouve uma música e quem a segue.
“Aqui, os nós da rede são também pessoas, mas as ligações surgem quando uma pessoa ouve uma canção e, pouco depois, outra pessoa ouve a canção pela primeira vez”, afirma o líder do estudo, Stefan Thurner.
Através da análise das 200 primeiras reproduções de uma nova canção, previram as suas hipóteses de se tornar um êxito, definido como estar entre as 1% de canções mais tocadas no last.fm.
O estudo concluiu que a propagação de uma canção depende da influência do utilizador na sua rede social. Os indivíduos com alguma visibilidade na sociedade e com grupos de amigos grandes aceleram a popularidade de uma canção.
As músicas que são “habitualmente mais rápidas” e que têm uma “melodia bastante genérica e fácil de lembrar” com “intervalos particulares”, especificamente “saltos ou repetições que as colocam à parte das medianas músicas pop” por norma são aquelas que ficam mais no ouvido.
“Os resultados também mostram como a influência circula nos dois sentidos: as pessoas que influenciam os seus amigos também são influenciadas por eles”, salienta o coautor do estudo, Vito Servedio.
A previsão do sucesso de canções é essencial para a indústria musical. Os modelos existentes atualmente centram-se frequentemente na fama do artista e nas métricas de audição.
No entanto, o presente estudo destaca um aspeto social negligenciado—a homofilia musical — a tendência dos amigos para ouvirem música semelhante.
“Foi particularmente interessante para nós ver que o aspeto social, a homofilia musical, tem recebido até agora muito pouca atenção, apesar de a música ter tido sempre um forte aspeto social”, afirma Reisz.
Através da realização do mesmo foi possível entender a influência social, fornecendo informações que se estendem muito para além da música.