“A gratidão não prescreve”. Marcelo quer condecorar todos os militares do 25 de Abril até 2024

Miguel A. Lopes / Lusa

Até aos 50 anos da Revolução do 25 de Abril, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar todos os militares envolvidos na conspiração que levou à queda da ditadura.

Na sexta-feira passada, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou 27 militares com a Ordem da Liberdade (grau de grande-oficial). Destes 27 militares – desde cabos, capitães milicianos a oficiais do quadro permanente -, estiveram na cerimónia, por exemplo, os coronéis Aniceto Afonso ou Carlos Matos Gomes.

“É uma justiça ainda não cabalmente prestada, iniciada pelo Presidente Ramalho Eanes, continuada pelo Presidente Mário Soares e, a seguir, pelo Presidente Jorge Sampaio, mas conheceu uma descontinuidade e o seu reatamento”, disse Marcelo, num discurso ao qual o jornal Público teve acesso, referindo-se aos mandatos de Cavaco Silva.

“Abril significou um momento histórico na vida de Portugal. Sem o vosso papel, Portugal não seria o que é, não teria a Constituição que tem, não consagraria o Estado de Direito democrático. O vosso gesto refundador foi essencial para o Portugal que temos”, afirmou Marcelo, no discurso que fez perante os militares. “A memória não prescreve, e a gratidão não prescreve”.

Porém, o Presidente não quer ficar por aqui. Marcelo pretende condecorar todos os 120 militares que fizeram parte da conspiração que levou à queda da ditadura até 2024, ano em que se comemora o 50.º aniversário do 25 de Abril.

“É uma justiça que se tem que prestar aos militares que fizeram Abril, porque todos eles foram igualmente importantes”, explicou.

Segundo o coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, que está a elaborar a lista de nomes, “o critério foi a participação na conspiração e na ação militar do 25 de Abril, não tem a ver com o processo posterior”.

Os nomes “mais sonantes” de Abril, como os ex-Presidentes António Spínola, Costa Gomes e outros membros da Junta de Salvação Nacional serão distinguidos em 2024.

Alguns dos militares de Abril continuaram as suas carreiras nas Forças Armadas, outros abandonaram as fileiras e acabaram por pedir mais tarde a reconstituição das carreiras, através de uma lei aprovada pelo Governo de António Guterres.

Até Marcelo tomar posse, tinham sido condecorados cerca de 80 militares. Com esta iniciativa, Marcelo ficará para a história como o Presidente que fará a maior homenagem aos operacionais de Abril.

Maria Campos, ZAP //

 

 

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tudo bem com a condecoração dos dos ex: militares que estiveram na conspiração da ditadura. Pergunto e os EX: COMBATENTES DO ULTRAMAR que deram a vida e pela existência da Pátria que hoje se chama Portugal, mais parece Portugal dos Pequeninos, Foram HERÓIS e agora são ABANDONADOS de Estado Português.!

  2. Só pergunto: Otelo Saraiva de Carvalho também faz parte desse naipe?? Um condenado a 18 anos de prisão por terrorismo???

  3. E os militares do 25 de Novembro???
    É que graças a eles, temos a verdadeira liberdade, porque o 25 de Abril foi apenas uma tentativa de substituir uma ditadura, por outra.
    Já esqueceram o PREC, a reforma agrária, as nacionalizações, os saneamentos, as FP-25 e tudo o que de bom o 25 de Abril nos deu?
    Condecorem quem fez o 25 de Novembro e reponham a verdade dia factos; o 25 de Abril acabou com a ditadura do Estado Novo, mas não nos deu a democracia ou a liberdade.

RESPONDER

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …