A Fosse Dionne, em França, motivou lendas. Mas há um mistério que persiste até hoje

Velvet / Wikimedia

Fosse Dionne Spring, em França

No coração da idílica região da Borgonha, em França, há uma das atrações mais misteriosas: um poço, aparentemente sem fundo, conhecido como Fosse Dionne.

A Fosse Dionne é, segundo o How Stuff Works, uma fonte cársica que expele uma média de 311 litros de água a cada segundo, uma descarga extremamente alta, embora a velocidade dependa de estação para estação.

Na primavera, por exemplo, este “poço divino” é uma piscina circular de pedra cheia de água em tons de jóias: turquesa, âmbar e azul-celeste são as cores que pintam os minerais da fonte.



A água já foi usada pelos locais para cozinhar, tomar banho e até beber, mas também já motivou algumas lendas.

Na Idade Média, pensava-se que havia uma serpente a cruzar as profundezas da Fosse Dionne, com algumas pessoas a afirmar que se tratava de um portal para outro mundo.

A primavera é a estação do ano que mais merece destaque nos relatos dos milagres realizados pelo monge St. Jean de Rèome, no século VII. O monge terá encontrado um basilisco – uma criatura metade galo, metade lagarto – na fonte, mas matou-o, para que as pessoas continuassem a poder usar a água para beber.

Atualmente, a Fosse Dionne parece muito “civilizada” por fora: a bacia de pedra é cercada por um lavatório comunitário, construído no século XVIII para proteger as lavadeiras das intempéries enquanto lavavam as suas roupas. Abaixo da superfície da água, a fonte é tão selvagem quanto St. Jean de Rèome contava.

Apesar das lendas, há um mistério que permanece até hoje: ninguém sabe de onde vem a água da fonte.

O portal escreve que a água emerge de uma rede de cavernas subterrâneas de calcário. No entanto, salvaguarda, nenhum mergulhador foi capaz de encontrar a sua origem.

Aliás, muitos dos que tentaram, não voltaram com vida.

Em 1974, dois mergulhadores começaram a navegar pelo labirinto de câmaras e túneis estreitos da nascente e nenhum voltou para contar o que tinha visto. Em 1996, outro mergulhador tentou, mas também perdeu a vida na Fosse Dionne.

Em 2019, o mergulhador Pierre-Éric Deseigne explorou 370 metros de passagens e regressou à superfície para contar que não encontrou a fonte da fonte.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …