X-65: a DARPA apresentou o seu novo avião secreto X-plane

DARPA / Twitter

O novo X-65

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) anunciou esta segunda-feira a designação oficial do novo X-plane. Conheça o X-65, um avião sem superfícies articuladas de controlo de voo.

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), agência que desenvolveu nos anos 70 a Arpanet, rede pioneira precursora da Internet que hoje conhecemos, recorreu esta segunda-feira ao Twitter para anunciar a designação oficial do novo X-plane, aeronaves experimentais americanas que têm o objetivo de testar novas tecnologias de aviação.

A agência confirmou que o novo X-65 será capaz de voar sem superfícies articuladas de controlo de voo, através do sistema Controlo de Fluxo Ativo (AFC). Estas superfícies aumentam o peso da aeronave e reduzem a sua complexidade mecânica.

A nave está a ser desenvolvida pelo CRANE, Controlo de Aeronaves Revolucionárias com Novos Efetores da DARPA — um programa que, segundo comunicado do líder do programa, Richard Wlezien, diretor do Departamento de Tecnologia Tática da DARPA, “tem o objetivo de desenhar, construir e testar o voo” do novo X-plane com recurso ao AFC.

O objetivo do programa passa também por desenvolver tecnologias e ferramentas de design, incorporando-as no processo de construção e, no geral, otimizando os benefícios do AFC.

Segundo a agência, provar a estabilidade e controle em voo do AFC “ajudaria a abrir o espaço comercial de design para futuras aplicações militares e comerciais”.

A aposta num design simples, estabilidade melhorada e a redução do RCS (Radar cross section, a medida de deteção do radar. Um grande RCS indica que um objeto é mais facilmente detetável) caracteriza a nova aeronave dos Estados Unidos da América.

A empresa já tinha, segundo o The Debrief, selecionado a subsidiária da Boeing, Aurora Flight Sciences, para desenhar e construir a nova aeronave da série X. O contrato estabelecido com a Aurora assinalou o início da segunda fase de um programa que já está em desenvolvimento há vários anos.

A segunda fase vai abranger desenvolvimentos no software de voo e de controlo, bem como uma revisão do design do avião. Uma terceira fase está ainda prevista no contrato — na qual se prevê voar o avião de 3 toneladas.

O X-65, cujos voos de teste estão previstos para 2025, vai ser a primeira aeronave ‘X’ desde que a Força Aérea mudou o nome do simulador de voo variável NF-16D para X-62A em agosto de 2021.

Entretanto, a mítica agência que criou a Arpanet continua a trabalhar noutros programas de aviões ‘X’. O “Liberty Lifter”, um hidroavião de carga de longo alcance, e o programa Speed ​​and Runway Independent Technologies (SPRINT), destinado ao Comando de Operações Especiais dos EUA, são alguns exemplos.

ZAP //

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