Cada vez mais nativos da Califórnia estão a descobrir o encanto lusitano, frequentemente apelidado de “Califórnia da Europa” devido às suas impressionantes semelhanças topográficas.
As costas são semelhantes, paisagens são diversas e regiões vinícolas prósperas. Consolo é o que os californianos dizem encontrar na costa sudoeste da Europa.
Recém-chegados a Portugal, alguns californianos já repararam que o terreno e o clima do país reflete o do seu “Estado dourado” — algo que terá facilitado a transição para muitos, segundo artigo do The Portugal News.
No entanto, não são apenas as paisagens familiares que atraem os americanos; a abordagem acolhedora de Portugal à imigração levou a um aumento de 45% nos expatriados americanos apenas no ano de 2021.
O visto de reforma também empurrou Portugal para o topo da lista, sendo um dos sete países na Europa a oferecer um plano vantajoso para reformados estrangeiros — o visto D7.
Enquanto as paisagens ressoam com a beleza da Califórnia, muitos migrantes americanos também procuram refúgio devido às crescentes preocupações relacionadas com a violência armada nos EUA.
Portugal, por sua vez, orgulha-se de ter uma das taxas mais baixas de violência armada do mundo, classificando-se consistentemente entre o 3º e o 4º lugar no Índice Global de Paz (atualmente está em sexto lugar). Em nítido contraste, os EUA estão na posição 129 de 163 países no mesmo índice.
Mas mais que uma escapadela turística, a fuga trata-se de prosperidade. Para muitos americanos, Portugal oferece uma vida acessível de alta qualidade. O seguro de saúde é notavelmente mais barato e um ritmo de vida mais lento atrai muitos dos “cansados” da agitação das cidades americanas.
A Califórnia da Europa….Bem a Califórnia está um caos, preços habitação insustentáveis, criminalidade a aumentar, etc ….. Portugal está igual….
A Califórnia da Europa? Estão a gozar não? Deveria ser era a California dos EUA porque a California sempre foi e será em Portugal, mais precisamente em Sesimbra. Hoje reduzida apenas a uma praia, mas nos tempos dos descobrimentos era um importante porto marítimo e, daí, a California Americana, pois o nome foi dado em homenagem a terra da pessoa que descobriu a região nos “states”. Parem de dar valor a mais aquilo que não o tem e comecem a ter orgulho no vosso país…