A Besta passou “incrivelmente perto” da Terra

NASA

-

O enorme asteróide “2014HQ124”, mais conhecido como ‘a Besta’, passou este domingo “incrivelmente perto” da Terra, mas sem que tivesse havido qualquer qualquer probabilidade de que o monstro colidisse com o nosso planeta.

A Besta, um asteróide com 325m de diâmetro (aproximadamente o tamanho do habitual estádio de futebol), cruzou-se com a Terra às 5:56h da manhã, à velocidade de 14km por segundo, à distância de 1.250 mil quilómetros.

Na nossa escala, esta distância é enorme, mas na escala astronómica é incrivelmente curta: sensivelmente 3 vezes a distância da Terra à Lua.

A maior preocupação que a passagem de A Besta pela Terra causou na comunidade científica não foi a proximidade da trajectória ou a probabilidade de impacto, mas a antecedência com que a sua visita foi anunciada. O asteróide apenas foi descoberto no passado dia 23 de Abril – menos de 2 meses antes da sua visita.

Don Yeomans, director do Near-Earth Object Program da NASA, que vigia os corpos celestes cuja trajectória se aproxime da órbita terrestre, assegurou que o asteróide “não representa qualquer perigo imediato” e que objectos desta dimensão “passam por nós de poucos em poucos anos”.

Yeomans acrescenta que a trajectória do 2014HQ124 já foi projectada até ao ano 2200, e que nesse período não representa qualquer perigo para a Terra.

Ainda assim, a NASA classificou o asteróide como um PHA (potencially hazardous asteroid), um “Asteróide Potencialmente Perigoso”.

Há neste momento 1484 PHAs registados, normalmente assim classificados pelo tamanho (mais de 140m de diâmetro) e distância à órbita da terra (menos de 7,4 milhões de quilómetros), mas nenhum representa perigo imediato para o nosso planeta.

Pelo menos para já, não corremos portanto qualquer risco de que o Céu nos caia sobre a cabeça.

JPL NASA

Passagem de A Besta pela Terra

Passagem de A Besta pela Terra

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É um aviso viu…,?
    É que não gostam de avisar com muita antecedência… Vai que há um contratempo e aí ía desapontar os cientistas…
    Ué já tem acontecido!

RESPONDER

"Indiana Jones do mundo da arte" recupera manuscrito do poeta persa Hafez

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril. O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos …

O palco onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda

O palco de madeira onde os Beatles atuaram pela primeira vez está à venda. Agora, alguém poderá replicar o primeiro concerto da famosa banda. A 10 de abril, em comemoração dos 50 anos da separação da …

Células estaminais podem ajudar a proteger os astronautas da radiação espacial

Assim que os astronautas deixam a proteção do campo magnético da Terra, ficam automaticamente expostos a níveis elevados de radiação cósmica. A Agência Espacial Europeia (ESA) está cada vez mais focada em investigações para reduzir …

Pandemia pode trazer nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas

A pandemia de Covid-19 pode trazer uma nova geração de robôs capazes de realizarem tarefas perigosas como limpeza de superfícies infetadas ou vigiar pessoas em quarentena, afirmam esta quarta-feira alguns dos principais investigadores internacionais em …

Multimilionários refugiam-se da Covid-19 a bordo de iates

Vários multimilionários têm procurado refugiar-se da pandemia de Covid-19, que nasceu em dezembro passado na China, em alto mar, a bordo de iates de luxo. Em declarações ao jornal The Telegraph, Jonathan Beckett, executivo da …

Este mamífero consegue sobreviver a quase sete mil metros de altura

Cientistas pensam ter confirmado que um pequeno rato descoberto no vulcão Llullaillaco, nos Andes, é o mamífero que consegue viver à maior altitude já conhecida (6739 metros). Segundo o IFLScience, o Phyllotis xanthopygus rupestris foi descoberto, …

O glaciar Denman recuou quase cinco quilómetros nos últimos 22 anos

O glaciar Denman, na Antártica Oriental, recuou cerca de cinco quilómetros nos últimos 22 anos. Investigadores da Universidade da Califórnia, Irvine e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA estão preocupados coma topografia exclusiva …

Gruta em Setúbal mostra que os Neandertais também eram pescadores

Cientistas encontraram restos de alimentos numa gruta, no distrito de Setúbal, que comprovam que os Neandertais também se alimentavam de espécies marinhas. De acordo com o jornal espanhol ABC, restos encontrados por uma equipa de arqueólogos …

Associação alerta para riscos da mudança da hora em tempos de confinamento

O presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono advertiu hoje que os efeitos potencialmente adversos causados pela mudança da hora podem acentuar-se devido ao confinamento obrigatório das pessoas na sequência da pandemia …

Governo português legaliza estrangeiros ilegais. "A prioridade é a defesa da saúde"

O Governo português decidiu regularizar os estrangeiros com pedidos pendentes no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, medida em vigor desde a declaração do estado de emergência, no dia 19, e que lhes garante os mesmos …