/

Estudo prova que Alzheimer se transmite mesmo de pessoa para pessoa

3

Uma pesquisa científica detectou novas provas que confirmam que as “sementes” cerebrais da doença de Alzheimer se transmitem de pessoa para pessoa por via de cirurgias.

Esta teoria de que o Alzheimer é contagioso é controversa e já tinha sido avançada no passado, mas agora surgem novas provas de que a doença pode mesmo ser transmissível de pessoa para pessoa através de intervenções cirúrgicas.

Investigadores da Universidade Hospital de Zurique, na Suíça, e da Universidade Médica de Viena, na Áustria, encontraram um elo de ligação entre pacientes que receberam enxertos de tecido nervoso há várias décadas, e a presença no cérebro da proteína que normalmente se associa aos estágios iniciais do Alzheimer.

Neste estudo divulgado pelo jornal britânico Independent, foram analisadas amostras cerebrais de oito pacientes que se sujeitaram àquele procedimento cirúrgico na Áustria e na Suíça, mas que morreram de outra doença cerebral, a chamada Creutzfeldt-Jakob.

A doença de Creutzfeldt-Jakob terá sido transmitida aos doentes por via da cirurgia de implantação do tecido nervoso de cadáveres humanos.

Dos 8 pacientes com idades entre os 28 e os 63 anos, 7 teriam aglomerados da beta-amilóide (proteína A-beta) no cérebro, habitual nas primeiras fases do Alzheimer, mas muito pouco usual em pessoas daquelas idades.

E cinco dos sete pacientes apresentavam danos visíveis nos vasos sanguíneos vitais do cérebro provocados pela proteína, algo também pouco frequente em pessoas tão novas.

Os investigadores suspeitam que as “sementes” da proteína terão sido transmitidas a estes pacientes durante a cirurgia de enxerto na chamada dura mater, uma membrana que cobre o cérebro.

“A presença da patologia A-beta em indivíduos jovens é altamente inusual e sugere uma relação causal com os enxertos durais”, refere-se no estudo, conforme cita o Independent.

Os resultados devem despoletar uma “re-avaliação crítica dos procedimentos de descontaminação dos instrumentos cirúrgicos e dos fármacos de origem biológica”, aconselham também os investigadores, de modo a evitar por completo a potencial transmissão da doença.

ZAP

3 Comments

  1. Rabbit ias comentar que talvez um dia quando já não souberes quem és ou o que és e muito menos quem são aquelas pessoas que estão a teu lado a ver-te morrer no teu próprio fluido que se vai acumulando no pulmões, aí talvez já não valha a pena gozar com esta terrivel doença.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.