Estudo prova que Alzheimer se transmite mesmo de pessoa para pessoa

Uma pesquisa científica detectou novas provas que confirmam que as “sementes” cerebrais da doença de Alzheimer se transmitem de pessoa para pessoa por via de cirurgias.

Esta teoria de que o Alzheimer é contagioso é controversa e já tinha sido avançada no passado, mas agora surgem novas provas de que a doença pode mesmo ser transmissível de pessoa para pessoa através de intervenções cirúrgicas.

Investigadores da Universidade Hospital de Zurique, na Suíça, e da Universidade Médica de Viena, na Áustria, encontraram um elo de ligação entre pacientes que receberam enxertos de tecido nervoso há várias décadas, e a presença no cérebro da proteína que normalmente se associa aos estágios iniciais do Alzheimer.

Neste estudo divulgado pelo jornal britânico Independent, foram analisadas amostras cerebrais de oito pacientes que se sujeitaram àquele procedimento cirúrgico na Áustria e na Suíça, mas que morreram de outra doença cerebral, a chamada Creutzfeldt-Jakob.

A doença de Creutzfeldt-Jakob terá sido transmitida aos doentes por via da cirurgia de implantação do tecido nervoso de cadáveres humanos.

Dos 8 pacientes com idades entre os 28 e os 63 anos, 7 teriam aglomerados da beta-amilóide (proteína A-beta) no cérebro, habitual nas primeiras fases do Alzheimer, mas muito pouco usual em pessoas daquelas idades.

E cinco dos sete pacientes apresentavam danos visíveis nos vasos sanguíneos vitais do cérebro provocados pela proteína, algo também pouco frequente em pessoas tão novas.

Os investigadores suspeitam que as “sementes” da proteína terão sido transmitidas a estes pacientes durante a cirurgia de enxerto na chamada dura mater, uma membrana que cobre o cérebro.

“A presença da patologia A-beta em indivíduos jovens é altamente inusual e sugere uma relação causal com os enxertos durais”, refere-se no estudo, conforme cita o Independent.

Os resultados devem despoletar uma “re-avaliação crítica dos procedimentos de descontaminação dos instrumentos cirúrgicos e dos fármacos de origem biológica”, aconselham também os investigadores, de modo a evitar por completo a potencial transmissão da doença.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Rabbit ias comentar que talvez um dia quando já não souberes quem és ou o que és e muito menos quem são aquelas pessoas que estão a teu lado a ver-te morrer no teu próprio fluido que se vai acumulando no pulmões, aí talvez já não valha a pena gozar com esta terrivel doença.

RESPONDER

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …

Costa dá guião a deputados do PS sobre bazuca e promete plano nacional

António Costa reuniu-se com deputados do PS para elucidar sobre a aplicação da bazuca europeia. O primeiro-ministro prometeu um plano nacional para os setores mais afetados. Com as eleições autárquicas à porta e 16 mil milhões …

"Mini cérebros" criados em laboratório sugerem mutação que revolucionou a mente humana

A mudança de uma única letra no nosso código genético pode ter desencadeado um novo nível de função cerebral em humanos modernos, sugere um novo estudo. Como é que nós, humanos, nos tornamos o que somos …

6% da população já recebeu uma dose da vacina. 3% tem a vacinação completa

Portugal já vacinou 603.486 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, com 168.798 a serem vacinadas na última semana, das quais 265.281 pessoas já têm a vacinação completa, informou o Ministério da …

Costa avisa: "A ideia de que as tragédias não se repetem é uma ideia falsa"

O primeiro-ministro fez, esta terça-feira, um veemente apelo à manutenção da disciplina individual para a contenção da covid-19, dizendo que Portugal não pode esquecer o que aconteceu no mês de janeiro. "Apelo ao sentido cívico de …

Marta Temido admite professores e funcionários prioritários na vacinação

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu esta terça-feira que "está a ser analisada" a possibilidade de vacinar os professores e funcionários de escolas no arranque do desconfinamento.  Esta terça-feira à noite, numa entrevista à SIC, …