Estudo prova que Alzheimer se transmite mesmo de pessoa para pessoa

Uma pesquisa científica detectou novas provas que confirmam que as “sementes” cerebrais da doença de Alzheimer se transmitem de pessoa para pessoa por via de cirurgias.

Esta teoria de que o Alzheimer é contagioso é controversa e já tinha sido avançada no passado, mas agora surgem novas provas de que a doença pode mesmo ser transmissível de pessoa para pessoa através de intervenções cirúrgicas.

Investigadores da Universidade Hospital de Zurique, na Suíça, e da Universidade Médica de Viena, na Áustria, encontraram um elo de ligação entre pacientes que receberam enxertos de tecido nervoso há várias décadas, e a presença no cérebro da proteína que normalmente se associa aos estágios iniciais do Alzheimer.

Neste estudo divulgado pelo jornal britânico Independent, foram analisadas amostras cerebrais de oito pacientes que se sujeitaram àquele procedimento cirúrgico na Áustria e na Suíça, mas que morreram de outra doença cerebral, a chamada Creutzfeldt-Jakob.

A doença de Creutzfeldt-Jakob terá sido transmitida aos doentes por via da cirurgia de implantação do tecido nervoso de cadáveres humanos.

Dos 8 pacientes com idades entre os 28 e os 63 anos, 7 teriam aglomerados da beta-amilóide (proteína A-beta) no cérebro, habitual nas primeiras fases do Alzheimer, mas muito pouco usual em pessoas daquelas idades.

E cinco dos sete pacientes apresentavam danos visíveis nos vasos sanguíneos vitais do cérebro provocados pela proteína, algo também pouco frequente em pessoas tão novas.

Os investigadores suspeitam que as “sementes” da proteína terão sido transmitidas a estes pacientes durante a cirurgia de enxerto na chamada dura mater, uma membrana que cobre o cérebro.

“A presença da patologia A-beta em indivíduos jovens é altamente inusual e sugere uma relação causal com os enxertos durais”, refere-se no estudo, conforme cita o Independent.

Os resultados devem despoletar uma “re-avaliação crítica dos procedimentos de descontaminação dos instrumentos cirúrgicos e dos fármacos de origem biológica”, aconselham também os investigadores, de modo a evitar por completo a potencial transmissão da doença.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Rabbit ias comentar que talvez um dia quando já não souberes quem és ou o que és e muito menos quem são aquelas pessoas que estão a teu lado a ver-te morrer no teu próprio fluido que se vai acumulando no pulmões, aí talvez já não valha a pena gozar com esta terrivel doença.

RESPONDER

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De um refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …

Conservadores vencem com maioria absoluta. Boris promete Brexit a 31 de janeiro

O Partido Conservador garantiu, esta quinta-feira, a maioria absoluta e venceu oficialmente as eleições legislativas, apesar de a contagem dos votos continuar em curso. Para obter uma maioria absoluta, um partido precisa de vencer em 326 …