Um fotógrafo canadiano criou uma série de fotos que retrata os Ciganos do Mar, uma tribo filipina que vive de modo tradicional, mas está prestes a desaparecer por completo – à conta do mundo moderno.
O fotógrafo canadiano Mark Lehn, que vive actualmente na Austrália, fez uma viagem até as Filipinas para trazer ao mundo um pouco da cultura do Ciganos do Mar filipinos. E o resultado é tirar cortar a respiração!
“Este foi um projecto auto-financiado, criado por mim”, diz Lehn.
“Tinha lido coisas há anos sobre os Ciganos do Mar do Sudeste Asiático, e fiquei fascinado com eles desde então”, conta o fotógrafo.
“O seu número tende a diminuir, queria fotografá-los o mais rapidamente possível”, acrescenta.
“Viajei para Semporna, na Austrália, e de lá alugamos um barco e um capitão que pudesse nos levar até eles. Acho surpreendente que estes grupos ainda existam nos dias de hoje“, relata Lehn.
“Ao ver estas pessoas, e saber que sou o que as está a retratar e a receber toda a sua bondade, realmente faz-me apreciar as coisas simples da vida e sentir a ligação entre pessoas e o meio ambiente“, confidencia o fotógrafo.
Mas mil palavras não chegam para as imagens. Fique então com algumas delas.
ZAP / Hypeness
Só pode ser uma brincadeira de mau gosto chamar ciganos a este povo de pescadores. Os ciganos são uns parasitas, ladrões e raptores de crianças viciados no RSI pago com os impostos dos cidadãos honestos.
Se são fascinantes e estão em vias de extinção há que pegar em todos os ciganos que por cá existem e levá-los até lá para que o mar os humanize e os torne simpáticos e acolhedores, nós agradecemos!.
Zé Gordo e Vasco, Vós tiraste-me as palavras da boca pá. Vocês tem toda a razão.