O PSD acusa o Governo de não publicar online as 154 nomeações que fez em apenas 41 dias. O executivo contrapõe que isso será feito ainda este mês e que não está esquecido.
A acusação veio por parte do deputado Hugo Soares, referindo que o executivo já fez 154 nomeações em 41 dias, sem atualizar a informação no portal online do governo.
“Observamos de imediato uma legião de adeptos partidários ávidos de colocação, provenientes, quiçá, dos diferentes quadrantes da frente de esquerda. Até hoje, este Governo já fez para os seus ministérios 154 nomeações, 154 nomeações em 41 dias“, acusou o vice-presidente da bancada do PSD, citado pela agência Lusa.
“Ou o Governo não conhece a lei, o que é revelador de uma atroz negligência, ou incumpre propositadamente e o grupo parlamentar do PSD exige saber porquê. Fica a conclusão: este é um Governo sem pudor a nomear. Mas com vergonha em divulgar”, acrescentou.
O deputado não ficou sem resposta, tendo o vice-presidente da bancada do PS, João Galamba, aconselhado para que não se armasse “em virgem”.
O vice dos socialistas acusou o anterior Governo, liderado por uma coligação entre PSD e CDS, de ter partidarizado a administração pública, especialmente na Segurança Social, na qual as nomeações ocorriam a partir da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP).
Quem apoiou também esta acusação foram os partidos de esquerda. O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, considera que do anterior Governo só “houve fanatismo ideológico, ‘jobs for the boys'” e “a aldrabice da CRESAP”.
Já o deputado do PCP António Filipe remata que o PSD falar de nomeações é como “falar de corda em casa de enforcado“, relembrando a “contratação milionária” de Sérgio Monteiro para vender o Novo Banco, a nomeação do chefe de gabinete do ex-ministro da Segurança Social, Pedro Mota Soares, para o instituto de gestão financeira e as cem nomeações no dia em que Costa foi chamado a formar Governo.
“Por este ritmo, não estariam a criticar 154 nomeações, mas 4 mil”, afirmou com ironia o comunista.
Em nota enviada ao Diário de Notícias, o gabinete da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, garante que as devidas publicações serão feitas ainda este mês e que o Governo não está esquecido das suas obrigações.
“É intenção do governo cumprir a lei, que não define um prazo legal para a introdução dos dados”, antecipando ainda que o Governo quer revelar ainda mais dados do que antes.
“O governo decidiu ainda que além de nome, função e data da nomeação, o portal vai disponibilizar o vencimento bruto e o vencimento líquido dos nomeados. (…) Será também publicado o link para o despacho de nomeação”, anuncia.
ZAP
Este Portugal com estes gabaritos ditos políticos não sai de uma grande fraude de país serio. Isto não vale nada mesmo.
Tudo farinha do mesmo saco… Bora lá colocar os “Boys”!!! O asco que a politica me mete. Cada vez mais me dissipam as duvidas, quem vai para a politica ou para a casa de penhores que em portugal chamam de “bancos”, não é sério!!!
.O Executivo já declarou que irá fazer a publicação dentro de dias.Aliás terá de o fazer sempre.
Tudo o que possamos dizer por agora,não passará de mera especulação.Penso eu.
O Executivo já declarou que irá fazer a publicação necessária.Aliás terá de o fazer sempre. Tudo o que possamos dizer,por agora,não passará de mera especulação absolutamente inútil.Penso eu.
Onde isto chegou ver o PCP a defender 154 nomeações do Governo em 41 dias .. mas destas 154 algumas serão certamente do PCP e BE. Afinal os apoios têm custos ,não só politicos mas monetários e nós pagaremos alegremente como sempre . As criticas às nomeações apenas fazem sentido se o partido que as faz não “mamar” nada. A hipocrisia é transversal a todos os partidos, basta ver que a tão falada Constituição prevê que a Assembleia possa ter 180 deputados e nenhum partido fala nisso… e assim há mais 50 lugares a distribuir por todos , entre regalias e salários talvez se fale de 7 a 10 milhões de euros por ano.
Depois de ler o artigo “todo” a questão que se poderá colocar é:
– 154 só?
… Quando Costa foi chamado a formar governo, as nomeações do anterior governo num só dia foram 100… (!) E mais as outras todas! Nomeações à pressa, nomeações relâmpago…
Se for para limpar os incompetentes que foram lá colocados antes, ainda se aguenta, desde que sejam substituídos por pessoas com mérito.
Sim senhora, tudo farinha do mesmo saco, a mim já não me apanham mais votos
Vocês leram tudo??
Podem chamar os nomes que quiserem, mas em 41 dias e a limpar a lixeira da coligação este governo já mostrou serviço.
E esta transparência existiu com a coligação?
“O governo decidiu ainda que além de nome, função e data da nomeação, o portal vai disponibilizar o vencimento bruto e o vencimento líquido dos nomeados. (…) Será também publicado o link para o despacho de nomeação”, anuncia.
Pois é, aquilo que antes criticavam agora apoiam, sempre a mesma treta, estou a estranhar muito é o silêncio da menina Catarina, não se vê nem se ouve em lugar nenhum, teria feito alguma operação à língua? Ou estará de tal maneira entusiasmada com a nova governação que foi de férias para as Caraíbas totalmente descansada com o governo do “Novo Tempo?”.
Ai Mãe lá vem mais do mesmo como já disse várias vezes não sou deste ou daquele, sou pelo Pais e mais uma vez lá chegam mais ordenados altos para tantos que nada fazem e assim lá cresce a maquina do estado uma vez que quem ocupava os cargos anteriores não vão deixar a mama do estado de certeza absoluta.
Cada governo que muda lá mudam todos os cargos, olhem lá se no futebol fosse assim cada vez que muda treinador muda toda a equipe, chiça penico que politicas de merda tem este Pais pois se fosse em condições se existe por exemplo um bom ministro da saúde mesmo sendo um partido a ganhar as eleições este devia ser mantido mas não tem que mudar nem que seja para pior.
Nunca mais este povo aprende a exigir pelo Pais e não como por aqui vejo tantas vezes só a defenderem partidos e políticos de merda.
Povo estúpido que deveria ver casos como o da Islândia mas não preferem continuar na ignorância que serve a tantos como principalmente banca e sistema financeiro.
E antes que venham para aqui dizer olhe se não gosta do Povo e do Pais vá embora, A ESSES EU DIGO QUE DEVEM TER A BARRIGA CHEIA E PIOR A CABEÇA CHEIA DE MERD….
Se todo o povo gostasse do Pais como dizem tudo isto já tinha acabado a bastante tempo
Volta Salazar que estás perdoado!