O presidente Vladimir Putin revelou esta terça-feira que a Rússia encontrou a caixa negra do caça-bombardeiro russo abatido pela Turquia sobre a fronteira síria, e que analisará os dados com a ajuda de especialistas estrangeiros.
A Rússia recuperou uma das caixas-negras do bombardeiro SU-24 abatido pela Turquia na fronteira síria em novembro e vai abri-la apenas na presença de especialistas estrangeiros, declarou o Presidente russo, Vladimir Putin.
“Peço que a caixa negra não seja aberta neste momento”, disse o presidente Putin ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, numa reunião, informaram as agências russas.
“Abram-na apenas com a ajuda de especialistas estrangeiros, para examinar tudo com muito cuidado”, acrescentou Putin.
No dia 24 de novembro, a aviação turca abateu um caça-bombardeiro russo Su-24, despoletando uma grave crise diplomática entre os dois países.
“O avião Su-24 russo foi abatido porque violou o espaço aéreo turco, apesar dos avisos”, disse na altura a presidência turca, citada pela agência noticiosa francesa AFP.
Moscovo, no entanto, nega a violação de espaço aéreo. O ministério da Defesa russo mantém que o caça Suhkoi se manteve “sempre e exclusivamente em espaço aéreo sírio”, o qual nunca deixou, e que “este é um incidente diplomático muito sério“.
“Esta perda foi uma facada nas costas que nos foi dada por cúmplices de terroristas”, disse Putin no prório dia do incidente.
“Não posso descrevê-lo de outra forma”, acrecentou Putin.
A “caixa-negra”, que na realidade é laranja para facilitar a sua recuperação, é um aparelho que regista dados de navegação das aeronaves comerciais e militares, e mantém um registo áudio das conversas dos pilotos.
ZAP
Estou admirado…
Admirado porquê? Pelo Putin se estar a revelar uma pessoa diferente do que pintam os media?!
Eu não me admiro nada. Cada vez mais gosto do Putin.