Um apelo à força da República contra a extrema-direita. É assim que o primeiro-ministro francês, o socialista Manuel Valls, incita ao voto na oposição de direita para que a Frente Nacional de Marine Le Pen saia derrotada.
O apelo sui generis foi feito pelo governante com vista à segunda volta das eleições regionais e tendo como foco principal as regiões de Provence-Alpes-Côte d’Azur, de Nord-Pas-de-Calais-Picardie e de Alsace-Champagne-Ardennes-Lorraine, onde a Frente Nacional obteve as melhores votações na primeira volta.
“Neste tipo de situações, é preciso ser desinteressado e estar à altura dos acontecimentos”, diz Manuel Valls em declarações ao canal de televisão TF1.
“Quando se ama o país, não se hesita, vai-se directo ao assunto e é-se republicano“, apela Valls.
A Frente Nacional foi a grande vencedora na primeira volta das eleições regionais francesas, enquanto os socialistas de Manuel Valls foram os grandes perdedores.
Nas regiões com votação mais expressiva da extrema-direita, os candidatos socialistas retiraram-se, para apoiar a direita, com a perspectiva de criar uma união republicana contra a Frente Nacional.
Manuel Valls constata que a França vive “um momento histórico”, estando “em guerra contra o terrorismo” e em pleno combate político entre “duas visões da República e da França” totalmente divergentes.
O governante resume esta batalha entre os republicanos e a Frente Nacional à disputa entre uma perspectiva “exigente que quer proteger, mas também reunir os franceses e uma segunda estreita e pequena, sem solução para aqueles que sofrem e estão desesperados”.
Logo se verá em quem mais confiam os franceses.
SV, ZAP
Que bonito!…
Medo a quanto obrigas…!
Trump nos states, Marine na europa !