Barack Obama tornou-se o primeiro presidente norte-americano a ilustrar a capa de uma publicação LGBT.
A revista Out atribuiu ao líder o prémio “Aliado do Ano“, um termo (ally) usado para pessoas que não pertencem à comunidade mas que apoiam as causas de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros. A publicação elogia Obama pelas iniciativas transformadoras na sociedade, em especial o seu apoio ao casamento gay.
Na entrevista que concedeu à revista, o presidente mostrou-se defensor acérrimo dos ideais de liberdade.
“Parte de ser americano é ter a responsabilidade de defender a liberdade, não só a nossa própria liberdade, mas a de todos. As nossas histórias individuais formam, em conjunto, a grande história da América”, sublinhou.
Obama também falou sobre a decisão histórica da Suprema Corte dos EUA de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todos os estados do país, no passado mês junho.
“Houve uma notável mudança de atitude – nos corações e mentes – no país. A decisão da Suprema Corte refletiu isso. Refletiu os nossos valores como uma nação fundada no princípio de que somos todos iguais”, disse.
O presidente dos EUA recordou ainda que a primeira pessoa assumidamente homossexual que conheceu foi um professor universitário, que considerava um exemplo seguido por vários estudantes gays e lésbicas.
“É preciso não esquecer, estávamos em 1978. Era preciso ter uma coragem e confiança em si mesmo e naquilo que se defendia”, recorda Obama.
ZAP / Move