/

Um buraco enorme acabou de aparecer no Sol

SDO / NASA

Buraco coronal descoberto no sol pelo Solar Dynamics Observatory da NASA

Buraco coronal descoberto no sol pelo Solar Dynamics Observatory da NASA

Um enorme buraco coronal foi recentemente descoberto no Sol pelo Solar Dynamics Observatory da NASA. A região tem o tamanho de 50 planetas Terra e está a expelir material para o espaço a velocidades tremendas.

A imagem do buraco coronal, acima, foi captada no passado dia 10 de outubro, num comprimento de onda de 193 angstroms, que cai fora do espectro de radiação captado pela visão humana.

O enorme buraco pode parecer terrível, mas, segundo os astrónomos, não há razão para preocupações.

A NASA explica que estes buracos espectaculares são apenas áreas magneticamente expostas, que geram ventos solares de alta velocidade.

Estas regiões escuras e de baixa densidade – na camada mais externa do sol – contêm pouco material solar, têm temperaturas mais baixas e, portanto, parecem muito mais escuras do que as regiões circundantes, explica aagência espacial americana.

Buracos coronais como este são normais, aparecendo em diferentes locais do Sol – por vezes com mais frequência em alturas diferentes durante o ciclo de actividade da nossa estrela.

O fenómeno provocou, entre 14 e 16 de outubro, uma tempestade geomagnética junto da Terra, que resultou em várias noites de aurora, e uma tempestade solar do tipo “G1-Menor”.

Este tipo de tempestade é relativamente inofensiva, apesar de poder perturbar as comunicações entre satélites e transmissões de rádio de alta altitude.

ZAP / HypeScience

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.