O ator Ruy de Carvalho, de 88 anos, que sofreu no passado sábado um traumatismo crânio encefálico, teve esta terça-feira alta hospitalar, disse à agência Lusa fonte familiar.
O ator sofreu, no sábado à tarde, uma queda no Centro de Artes e Espetáculos de Portalegre, quando se preparava para participar no espetáculo “Trovas e canções – atores, poetas, cantores”, juntamente com o neto, João Henrique Carvalho, e a fadista Ana Marta.
De acordo com a filha do ator, Paula de Carvalho, o pai “deu uma queda nas escadas de acesso aos camarins”.
Depois de ter sido assistido no hospital de Portalegre, o ator foi transferido para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, por apresentar “sinais preocupantes”.
Fonte próxima do ator revelou esta terça-feira à agência Lusa que o ator já teve alta hospitalar e que pode agora voltar para casa.
Com 70 anos de carreira, Ruy de Carvalho foi condecorado em outubro de 2012 pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
No passado dia 12 de setembro, o ator foi homenageado no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, antes de apresentar “Trovas e canções”, um espetáculo que reúne três gerações de atores.
Ator regular nos elencos de telenovelas e séries televisivas, Ruy de Carvalho estreou-se em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça “O jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro.
Frequentou em seguida o Conservatório Nacional e, em 1947, pisou pela primeira vez o palco do Nacional D. Maria II, em Lisboa, integrado no elenco da companhia Rey-Colaço/Robles Monteiro.
“Rei Lear”, “À espera de Godot”, “Felizmente há luar”, “O Judeu” e “O camareiro” foram algumas peças que protagonizou.
ZAP / Lusa