António Costa quer garantir que os empresários de restauração estão cientes daquela que é uma das suas grandes promessas eleitorais, a reposição do IVA desta área para os 13%. E por isso está a enviar cartas aos restaurantes a recordar-lhes esse dado.
O Dinheiro Vivo descreve que os donos de restaurantes estão a receber cartas assinadas pelo líder do PS com essa ressalva.
A publicação teve acesso ao conteúdo destas missivas, onde António Costa salienta que o PS considera que a restauração é “um sector estratégico” e que, por isso, vai repor o IVA nos 13%.
O líder socialista promete ainda que esta alteração será “uma das primeiras medidas do Governo PS”.
Além disso, avança com o relançamento do programa “licenciamento zero” e promete criar medidas de combate à sazonalidade e promover a formação contínua dos profissionais da área.
“Conto consigo”, trata de evidenciar António Costa em jeito de despedida, facultando mesmo um endereço de e-mail para ser contactado, frisa o Dinheiro Vivo.
ZAP
O XUXALISMO em regime ‘cruzeiro’… Ao que isto chegou e a coberto da democracia…
Se bem me lembro quando em 1986 se implementou o IVA haviam 5 taxas: Agravada, Normal, Intermédia, Reduzida e isenta.
Porquê não retomar essa estrutura?
Uma reforma à séria onde a preocupação ambiental e com a balança comercial estivesse bem patente. Produtos de eletrónica, automóvel, bebidas espirituosas, eletrodomésticos, Produtos petrolíferos, detergentes e afins – taxar a 35%;
Produtos alimentares embalados, energia elétrica, gás natural e água, transportes públicos, livros – Taxa Reduzida a 6%.
Produtos alimentares não embalados, agrícolas, peixe e carne (cabaz básico), Livros escolares- taxar 0%.
Taxa intermédia: Serviços de interesse Turísticos de Restauração, Hotéis, animação turística, Serviços de apoio ao domicilio (canalizador, eletricista etc), taxar a 12%
Restantes produtos e Serviços – Taxa Normal 20%
Ao 2º ano pós Troica talvez seja extemporâneo… Por alguma coisa a actual oposição só se compromete com o Iva da restauração! Contudo é fácil presumir, nesta fase de campanha eleitoral, que os que lá estão se fosse assim tão viável teriam anunciado qualquer coisa no tom da sua sugestão! Se nem eles nem os que se candidatam o fazem por alguma razão será! Ressalvo que A.Costa com a promessa que faz está a tentar arrebanhar a restauração – Golpe eleitoralista! Não se sabe onde vai compensar a quebra de receita!