O partido de esquerda Syriza, liderado por Alexis Tsipras, ganhou as eleições gerais antecipadas celebradas este domingo na Grécia.
Os resultados oficiais parciais, quando estão contados 38,63% dos votos, dão um avanço de mais de sete pontos percentuais ao Syriza, com 35,47% e 145 lugares no parlamento, contra 28,07% para os conservadores da Nova Democracia, liderados por Vangelis Meimarakis.
A televisão pública grega ERT informou que o Syriza vai repetir, caso se confirmem os resultados eleitorais, a coligação com os nacionalistas Gregos Independentes, do ex-ministro da Defesa Panos Kamenos, que conseguiram para já 3,72% e dez assentos.
Juntos, os dois partidos terão 155 dos 300 lugares do parlamento grego, quatro mais do que a maioria absoluta.
O ex-primeiro-ministro grego, que voltará ao poder depois de vencer as legislativas antecipadas, advertiu que após a vitória “abre-se o caminho do trabalho e das lutas”.
“Perante nós, abre-se o caminho do trabalho e das lutas”, escreveu na rede social Twitter, menos de uma hora depois do principal rival, o líder do ND, ter reconhecido a derrota.
“Felicito-o. Parece que os cidadãos não mudaram de opinião“, disse Vangelis Meimarakis aos jornalistas, à chegada a sede do partido, próxima do centro de Atenas, vincando: “Travámos esta batalha com seriedade”.
Estas eleições antecipadas foram convocadas na sequência da demissão de Alexis Tsipras do cargo de primeiro-ministro, em 20 de agosto passado, depois de perder uma parte da sua bancada parlamentar devido a uma cisão de 25 deputados da ala mais à esquerda do partido, quando o parlamento grego aprovou um novo pacote de austeridade que Tsipras acordou com Bruxelas, recuando nas promessas de que iria acabar com a política de austeridade na Grécia.
/Lusa
YES!!! Συγχαρητήρια, ΣΥΡΙΖΑ!! ( Parabéns, SYRIZA )
O salazar coelho e o Hitler portas, devem estar com azia depois de mais esta vitória do Syriza, e da esquerda na Grécia… É que nos últimos tempos não paravam de falar da Grécia, de Tsypras e do Syriza na sua porca campanha eleitoral, como se a Grécia fosse o ponto central das eleições em poortugal ! Os gregos deram mais uma lição de democracia a estes tecnocratas de meia-tijela, estes neo-liberais fascistas e capitalistas selvagens que destroem os países que desgovernam !!! É que o Hitler portas e o salazar coelho esquecem-se de dizer que quem deu cabo da Grécia não foi o Syryza em 8 meses de governação, mas sim os seus camaradas da nova democracia e dos xuxalistas do Pasok que desde 1975 desgovernam e enterram a Grécia em dívidas !!! Sim, isso é a verdade que os poortugas que votam nesta laia de extrema-direita, não ouvem dos seus führers coelho e portas !!!
E? Pelos vistos não sabe! Aqueles ‘reacionários 25 deputados que foram às couves!
Até parece que a influência directa daqueles e a do Tsipras não levaram com o 3º resgate para pagar ordenados porque, já com a banca fechada em regime de pinga-pingada eles, durante um ano, não tiveram nada a ver com aquela desgraça que uns poucos por cá também querem! Percebe?