/

Áustria e Alemanha vão receber todos os refugiados que estão na Hungria

1

Orestis Panagiotou / EPA

-

A Áustria e a Alemanha aceitam receber todos os milhares de refugiados que a Hungria decidiu reencaminhar para a sua fronteira nas próximas horas, anunciou hoje o governo austríaco em Viena.

Esta decisão, motivada pela “situação de urgência atual na fronteira húngara”, foi anunciada ao primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e pelo chanceler austríaco, Werner Faymann, “em concertação” com a chanceler alemã, Angela Merkel, pormenorizou a chancelaria austríaca à agência noticiosa APA.

O governo húngaro anunciou na noite de sexta-feira, ao fim de vários dias de impasse, ter aceitado mobilizar uma centena de autocarros para dirigir para a fronteira com a Áustria os cerca de 1.200 refugiados que já se dirigem para este destino, bem como os que se mantêm concentrados na principal estação ferroviária de Budapeste.

Independentemente do seu gesto, destacou a chancelaria de Viena, a Áustria e a Alemanha continuam a esperar que a Hungria “respeite as suas obrigações europeias, incluindo as relacionadas com o acordo de Dublin”, que rege os regimes de asilo na União Europeia.

Após este anúncio, milhares de migrantes exaustos conseguiram finalmente cruzar a fronteira entre a Hungria e a Áustria, em autocarros fornecidos pelo governo húngaro para a travessia, num percurso de 170 quilómetros.

Estima-se que cerca de 6 mil pessoas cheguem ao país durante este fim de semana.

ZAP / Lusa / BBC

1 Comment

  1. “…Só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação… (Liberdade de Sérgio Godinho )…”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.