A ONU não tem condições financeiras para organizar a 21ª Conferência do Clima (COP 21), em Paris, evento que supostamente decorre no fim deste ano.
Quem o disse foi a secretária executiva da United Nations Framework Convention on Climate Change, Christiana Figueres, na penúltima sessão de negociações para um futuro acordo global sobre o clima que decorreu esta segunda-feira, avança a Sputnik News.
Figueres declarou, em Bonn, na Alemanha, que a Organização das Nações Unidas não tem dinheiro suficiente nem para a próxima reunião de outubro, nem para garantir a realização da 21ª Conferência do Clima (COP21).
A COP21 que tem data marcada já para o final deste ano, entre 30 de novembro e 11 de dezembro, conta com 195 países e tem como objetivo concluir um acordo a fim de combater o aquecimento global.
“Lamento informar que temos apenas um défice de 1,3 milhões de dólares para cobrir as sessões previstas no calendário. Os países que puderem contribuir, que o façam”, disse a secretária executiva.
Na Conferência, a meta da Nações Unidas é limitar que o aumento da temperatura do planeta Terra supere os 2°C em comparação com a era pré-industrial.
Os representantes dos signatários da convenção da ONU sobre o clima permanecerão reunidos em Bonn até ao dia 4 de setembro para estudar um novo texto elaborado pelos copresidentes dos debates.
Segundo a ONU, os compromissos nacionais anunciados por 60 países na redução de gases do efeito de estufa – responsáveis aproximadamente por 70% das emissões – não serão suficientes para cumprir o objetivo.
ZAP / Sputnik
COP21
-
11 Dezembro, 2015 Cimeira do clima prolongada até sábado à espera de um acordo
-
9 Dezembro, 2015 Presidente da COP21 apresenta esboço de acordo do clima
-
8 Dezembro, 2015 Anonymous hackeou dados pessoais de membros da COP21