A persistente chuva miudinha que cai no estádio FNB, na capital da África do Sul, não arrefece o entusiasmo dos muitos milhares de pessoas que esperam o início da homenagem mundial ao antigo Presidente Nelson Mandela.
Além do estádio Soccer City, três outros estádios de Joanesburgo vão ser abertos à população para a transmissão da cerimónia num ecrã gigante, estando ainda previstos 150 locais de transmissão dispersos por todo o território do imenso país da África austral.
Na sessão de homenagem que agora se inicia estão mais de 50 chefes de Estado e de Governo.
Entre os convidados presentes na cerimónia, o mundo lusófono estará representado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, pelo vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, e pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.
Cabo Verde será representado pelo Presidente, Jorge Carlos Fonseca, à semelhança de São Tomé e Príncipe, com a presença de Manuel Pinto da Costa. O primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, também já confirmou a deslocação a Joanesburgo, enquanto as autoridades da Guiné-Bissau ainda não confirmaram o envio de um responsável oficial.
Se não conseguir acompanhar o vídeo do eNews Channel Africa (acima), acompanhe o streaming da SABC TV (South African Broadcasting Corporation).
/Lusa