A China lançou hoje dois novos satélites do programa de desenvolvimento do sistema de navegação “BeiDou”, concorrente do GPS, o Sistema de Posicionamento Global norte-americano, anunciou a agência oficial Xinhua.
O foguetão, que colocou os satélites em órbita, foi lançado do centro de lançamento de satélites Xichang, na província de Sichuan, às 20:29 (13:29 em Lisboa), acrescentou.
Estes são os 18.º e 19.º satélites lançados pela China no âmbito do programa de desenvolvimento do sistema de navegação “BeiDou”. Este ano foram lançados três satélites do programa.
O sistema “BeiDou“, palavra chinesa para “Compasso”, já está operacional na região da Ásia-Pacífico, mas até 2020 deverá cobrir todo o planeta.
“O êxito do lançamento constitui um novo e importante passo em frente para um sistema de navegação com cobertura mundial”, indicou o centro de lançamento, citado pela Xinhua.
O “BeiDou”, cujo arranque foi anunciado em 2012, veio juntar-se ao “GPS” norte-americano, ao “Glonass” russo e ao futuro sistema “Galileu” da Europa.
O “BeiDou” já é usado em vários países asiáticos, como o Laos, Paquistão e Tailândia, nos domínios da navegação, transportes e previsões meteorológicas.
O sistema tem também aplicações no domínio militar.
/Lusa