//

China lança dois satélites de sistema rival do GPS norte-americano

beidou.gov.cn

"BeiDou" é a palavra chinesa para "Compasso"

“BeiDou” é a palavra chinesa para “Compasso”

A China lançou hoje dois novos satélites do programa de desenvolvimento do sistema de navegação “BeiDou”, concorrente do GPS, o Sistema de Posicionamento Global norte-americano, anunciou a agência oficial Xinhua.

O foguetão, que colocou os satélites em órbita, foi lançado do centro de lançamento de satélites Xichang, na província de Sichuan, às 20:29 (13:29 em Lisboa), acrescentou.

Estes são os 18.º e 19.º satélites lançados pela China no âmbito do programa de desenvolvimento do sistema de navegação “BeiDou”. Este ano foram lançados três satélites do programa.

O sistema “BeiDou“, palavra chinesa para “Compasso”,  já está operacional na região da Ásia-Pacífico, mas até 2020 deverá cobrir todo o planeta.

“O êxito do lançamento constitui um novo e importante passo em frente para um sistema de navegação com cobertura mundial”, indicou o centro de lançamento, citado pela Xinhua.

O “BeiDou”, cujo arranque foi anunciado em 2012, veio juntar-se ao “GPS” norte-americano, ao “Glonass” russo e ao futuro sistema “Galileu” da Europa.

O “BeiDou” já é usado em vários países asiáticos, como o Laos, Paquistão e Tailândia, nos domínios da navegação, transportes e previsões meteorológicas.

O sistema tem também aplicações no domínio militar.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.