/

Adeus, óculos para ler: gotas de acetanilida dão visão nítida durante 10 horas

Megaflopp , Syda Productions / Depositphotos

Gotas revolucionárias já foram aprovadas nos EUA. Prometem substituir os óculos de leitura para lá das oito horas de trabalho ao criar um “efeito de buraco de agulha” semelhante ao do diafragma de uma câmara fotográfica.

A agência reguladora norte-americana FDA já aprovou um novo fármaco ocular que promete revolucionar o tratamento da presbiopia — condição que afeta a maioria das pessoas com mais de 45 anos e que dificulta a visão ao perto.

O medicamento chama-se Vizz e consiste em colírios à base de acetanilida, capazes de restaurar a visão próxima até 10 horas com apenas uma aplicação diária.

Desenvolvido pela farmacêutica LENZ Therapeutics, o Vizz atua provocando uma leve contração da pupila, criando um “efeito de buraco de agulha” semelhante ao do diafragma de uma câmara fotográfica, explica o New Atlas. O estreitamento melhora significativamente a profundidade de campo, permitindo focar objetos próximos com nitidez sem exigir esforço dos músculos oculares.

É esta última a grande diferença do Vizz face a outros tratamentos como o Vuity, lançado em 2021. O colírio de dupla ação pode melhorar a visão de perto, mas pode causar efeitos secundários como excesso de peso nas sobrancelhas ou problemas vítreo-retinianos raros devido à ativação do músculo ciliar.

A eficácia e segurança do Vizz foram comprovadas em três ensaios clínicos de Fase 3, duplamente cegos e controlados por placebo. Os dois primeiros testes envolveram 466 participantes durante seis semanas e demonstraram melhorias visíveis na visão ao perto apenas 30 minutos após a aplicação, efeito que manteve-se durante 10 horas. O terceiro ensaio acompanhou 217 participantes durante seis meses.

Segundo a LENZ, não foram registados efeitos graves ao longo de mais de 30 mil dias de tratamento. Os efeitos secundários mais comuns incluíram irritação ocular leve (20%), visão ligeiramente turva (16%) e dores de cabeça (13%), sendo todos eles considerados transitórios e de resolução espontânea.

A presbiopia afeta atualmente quase 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo e a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que o número ultrapasse os 4 mil milhões até 2050. Com a aprovação do Vizz, espera-se um alívio para milhões de adultos que enfrentam diariamente dificuldades de leitura ou tarefas de precisão.

O lançamento do medicamento nos Estados Unidos está previsto para o último trimestre de 2025, com expansão futura para outros mercados como Canadá e China. Ainda não existem datas confirmadas para a Europa.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.