Está a meio da madrugada, sem mais ninguém em casa, e de repente começa a ouvir o soalho a ranger. É uma situação familiar, e esse som subtil já deu origem a inúmeras teorias da conspiração — mas não se assuste, nem se apresse a chamar os Caça-Fantasmas.
Quando durante a noite começamos a ouvir coisas a fazer ruídos estranhos, ficamos instantaneamente em alerta — e com o sono estragado.
Mas, em vez de darmos ouvidos aos nossos medos mais profundos e desatar a pensar em explicações paranormais, vamos dar atenção ao que a ciência nos diz — tal como a explica o Sciencing.
Se ouvir rangidos em casa após o por do sol, a causa desses sons desconcertantes é provavelmente muito simples e nada anormal: tem a ver com a forma como as mudanças de temperatura afetam a sua estrutura.
Provavelmente aprendeu nas aulas de ciências que a água expande e contrai com a temperatura, mas isso é verdade também para a matéria sólida. Materiais de construção como madeira, betão e aço expandem quando aquecem e contraem quando arrefecem.
Este comportamento é conhecido como expansão e contração térmica, e ocorre naturalmente quando as temperaturas flutuam entre o dia e a noite.
É por isso que as casas tendem a ranger mais durante o inverno; o exterior encolhe, ao contrário da sua fundação, que está enterrada no solo e portanto não tão exposta aos elementos.
À medida que a estrutura e a fundação mudam de posição uma contra a outra, pode parecer que há fantasmas a passear na ponta dos pés por toda a sua casa. Mas pode dormir em paz, porque os fantasmas não existem (quase de certeza).
Quando é um problema real
De um modo geral, uma casa que range é então um resultado natural da forma como a temperatura afeta a matéria, e isso significa que não há muito que possa fazer para o impedir.
Mas há algumas medidas que pode tomar para suavizar os rangidos — como garantir que todas as portas e janelas estão adequadamente seladas, para impedir que o calor escape e colocar tapetes pela casa para ajudar a abafar o ruído. Na maior parte das situações, pode ignorar o problema e provavelmente ficará bem.
Às vezes, porém, a sua casa pode fazer ruídos por razões mais sérias.
Em casos mais graves, rangidos frequentes na casa podem ser um sinal de que a fundação está a assentar ou a deslocar-se. A erosão do solo ao redor e por baixo da casa pode fazer com que a fundação afunde gradualmente ao longo do tempo.
Todas as casas recém-construídas irão inevitavelmente experimentar algum assentamento, mas se o afundamento for demasiado longe, pode levar a problemas estruturais na fundação.
Noutros casos, a expansão e contração térmica constante da casa pode fazer com que a própria fundação se desloque.
Se ouvir rangidos —ou pior, estalidos — na casa com bastante frequência (e sem razão aparente relacionada com a temperatura), fique atento a fraturas nas paredes e verifique se todas as portas e janelas se alinham com as suas molduras.
Se houver uma fenda em algum ponto da estrutura da casa, ou as portas e janelas não se encaixam perfeitamente onde antes se encaixavam, provavelmente está a lidar com mais do que os rangidos normais causados pela expansão e contração térmica.
Nesse ponto, a medida mais aconselhável é realizar obras de reparação. E uma vez mais, não chame os Caça Fantasmas — recorra a uma empresa especializada.